O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100308 |
Resumo: | RESUMO O espaço para discussão da sexualidade nas escolas é limitado, mesmo com a perspectiva de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por demanda de uma escola do Ensino Médio, estudantes vinculadas ao Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia e ao Projeto de Extensão Polo de Prevenção de ISTs/AIDS realizaram oficinas com adolescentes. O objetivo desse projeto foi dialogar sobre a sexualidade e promover discussões para a prevenção a ISTs por meio de 9 oficinas, com participação de 18 estudantes. Essas oficinas foram avaliadas a partir de dois questionários e os dados tratados em três eixos: Avaliação das Oficinas - Metodologias e Facilitadoras; Avaliação dos Adolescentes como Multiplicadores e Avaliação da Importância da Temática para os Adolescentes. Concluiu-se que as oficinas propiciaram um meio para a promoção de comportamentos de prevenção a ISTs, para o incentivo do exercício responsável da sexualidade e possibilitou a formação de vínculo entre facilitadoras e adolescentes. |
id |
ABRAPEE-1_0e1af36febce56376c5b09ac2f47d09b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100308 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTESestudantes do ensino médiosaúde sexualeducação sexualRESUMO O espaço para discussão da sexualidade nas escolas é limitado, mesmo com a perspectiva de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por demanda de uma escola do Ensino Médio, estudantes vinculadas ao Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia e ao Projeto de Extensão Polo de Prevenção de ISTs/AIDS realizaram oficinas com adolescentes. O objetivo desse projeto foi dialogar sobre a sexualidade e promover discussões para a prevenção a ISTs por meio de 9 oficinas, com participação de 18 estudantes. Essas oficinas foram avaliadas a partir de dois questionários e os dados tratados em três eixos: Avaliação das Oficinas - Metodologias e Facilitadoras; Avaliação dos Adolescentes como Multiplicadores e Avaliação da Importância da Temática para os Adolescentes. Concluiu-se que as oficinas propiciaram um meio para a promoção de comportamentos de prevenção a ISTs, para o incentivo do exercício responsável da sexualidade e possibilitou a formação de vínculo entre facilitadoras e adolescentes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100308Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022230929info:eu-repo/semantics/openAccessMagrin,Nicolly PapacideroMoraes,Amanda Silva dePaniago,Cecília de MoraesSantos,Ingrid Fernandes dosLacerda,Renata MusaCunha,Rachel Nunes dapor2022-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100308Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-06-20T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
title |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
spellingShingle |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES Magrin,Nicolly Papacidero estudantes do ensino médio saúde sexual educação sexual |
title_short |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
title_full |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
title_fullStr |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
title_sort |
O IMPACTO DE OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES |
author |
Magrin,Nicolly Papacidero |
author_facet |
Magrin,Nicolly Papacidero Moraes,Amanda Silva de Paniago,Cecília de Moraes Santos,Ingrid Fernandes dos Lacerda,Renata Musa Cunha,Rachel Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Moraes,Amanda Silva de Paniago,Cecília de Moraes Santos,Ingrid Fernandes dos Lacerda,Renata Musa Cunha,Rachel Nunes da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magrin,Nicolly Papacidero Moraes,Amanda Silva de Paniago,Cecília de Moraes Santos,Ingrid Fernandes dos Lacerda,Renata Musa Cunha,Rachel Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes do ensino médio saúde sexual educação sexual |
topic |
estudantes do ensino médio saúde sexual educação sexual |
description |
RESUMO O espaço para discussão da sexualidade nas escolas é limitado, mesmo com a perspectiva de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por demanda de uma escola do Ensino Médio, estudantes vinculadas ao Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia e ao Projeto de Extensão Polo de Prevenção de ISTs/AIDS realizaram oficinas com adolescentes. O objetivo desse projeto foi dialogar sobre a sexualidade e promover discussões para a prevenção a ISTs por meio de 9 oficinas, com participação de 18 estudantes. Essas oficinas foram avaliadas a partir de dois questionários e os dados tratados em três eixos: Avaliação das Oficinas - Metodologias e Facilitadoras; Avaliação dos Adolescentes como Multiplicadores e Avaliação da Importância da Temática para os Adolescentes. Concluiu-se que as oficinas propiciaram um meio para a promoção de comportamentos de prevenção a ISTs, para o incentivo do exercício responsável da sexualidade e possibilitou a formação de vínculo entre facilitadoras e adolescentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100308 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022230929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607766560768 |