Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alessandra de Moraes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Silvia Maria Cintra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100332
Resumo: Resumo Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar a atuação do psicólogo escolar na Assistência Estudantil no Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG) à luz da Psicologia Escolar Crítica. Realizamos levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com gestores, técnicos, professores, uma mãe e estudantes. Após a transcrição das entrevistas, efetuamos análise de conteúdo, sendo organizados três eixos temáticos: 1) A constituição da Assistência Estudantil no Cefet-MG Araxá; 2) A Assistência Estudantil segundo alguns atores da instituição e 3) Sobre a psicóloga escolar no Cefet-MG Araxá. A Assistência Estudantil está associada ao atendimento ao estudante e pouco se percebe, ainda, a possibilidade de uma atuação voltada aos docentes e técnicos. Ao oportunizar aos atores educacionais a participação, reflexão e conscientização quanto ao processo educativo, uma realidade promissora delinear-se-á para a instituição, a Assistência Estudantil e a Psicologia Escolar.
id ABRAPEE-1_1197635e14b8b17d5c964ae80795f74b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100332
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG AraxáPsicologia Escolarestudantesensino superiorResumo Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar a atuação do psicólogo escolar na Assistência Estudantil no Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG) à luz da Psicologia Escolar Crítica. Realizamos levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com gestores, técnicos, professores, uma mãe e estudantes. Após a transcrição das entrevistas, efetuamos análise de conteúdo, sendo organizados três eixos temáticos: 1) A constituição da Assistência Estudantil no Cefet-MG Araxá; 2) A Assistência Estudantil segundo alguns atores da instituição e 3) Sobre a psicóloga escolar no Cefet-MG Araxá. A Assistência Estudantil está associada ao atendimento ao estudante e pouco se percebe, ainda, a possibilidade de uma atuação voltada aos docentes e técnicos. Ao oportunizar aos atores educacionais a participação, reflexão e conscientização quanto ao processo educativo, uma realidade promissora delinear-se-á para a instituição, a Assistência Estudantil e a Psicologia Escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100332Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019017708info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alessandra de MoraesSilva,Silvia Maria Cintra dapor2019-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100332Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-12-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
title Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
spellingShingle Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
Silva,Alessandra de Moraes
Psicologia Escolar
estudantes
ensino superior
title_short Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
title_full Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
title_fullStr Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
title_full_unstemmed Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
title_sort Psicologia Escolar na Assistência Estudantil: estudo de caso no Cefet - MG Araxá
author Silva,Alessandra de Moraes
author_facet Silva,Alessandra de Moraes
Silva,Silvia Maria Cintra da
author_role author
author2 Silva,Silvia Maria Cintra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alessandra de Moraes
Silva,Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
estudantes
ensino superior
topic Psicologia Escolar
estudantes
ensino superior
description Resumo Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar a atuação do psicólogo escolar na Assistência Estudantil no Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG) à luz da Psicologia Escolar Crítica. Realizamos levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com gestores, técnicos, professores, uma mãe e estudantes. Após a transcrição das entrevistas, efetuamos análise de conteúdo, sendo organizados três eixos temáticos: 1) A constituição da Assistência Estudantil no Cefet-MG Araxá; 2) A Assistência Estudantil segundo alguns atores da instituição e 3) Sobre a psicóloga escolar no Cefet-MG Araxá. A Assistência Estudantil está associada ao atendimento ao estudante e pouco se percebe, ainda, a possibilidade de uma atuação voltada aos docentes e técnicos. Ao oportunizar aos atores educacionais a participação, reflexão e conscientização quanto ao processo educativo, uma realidade promissora delinear-se-á para a instituição, a Assistência Estudantil e a Psicologia Escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100332
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019017708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607337693184