AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tardeli,Denise D’Auria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arantes,Valéria Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100326
Resumo: RESUMO Esta pesquisa avalia o projeto de vida de adolescentes e sua relação com a percepção e tendência à autorrealização. Utilizou-se um Questionário de Propósito e outro de Perfil, com 507 sujeitos dos sexos femino e masculino, entre 12 e 17 anos, escolarizados, da cidade de Santos/SP. Como hipótese, aponta-se que as conquistas do amadurecimento pessoal contribuem para um autoconceito positivo, tornando a autorrealização uma parte importante da formação da personalidade. A linha teórica centra-se na Psicologia Moral, articulada às discussões filosóficas e sociológicas sobre ética, valores morais e desenvolvimento humano. Os resultados apontam um apreço à subjetividade, ao sentimento de insegurança e de autoafirmação. A hipótese foi confirmada parcialmente, pois os sujeitos demonstraram que estabelecem propósitos e planos para suas vidas, que se percebem potencialmente transformadores, mas que ainda estão muito voltados ao contexto privado, às necessidades materiais e ao apego familiar.
id ABRAPEE-1_180345363431c44ce4d57eaf0d06de9d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100326
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTESautorrealizaçãoadolescênciaprojeto de vidapersonalidadeRESUMO Esta pesquisa avalia o projeto de vida de adolescentes e sua relação com a percepção e tendência à autorrealização. Utilizou-se um Questionário de Propósito e outro de Perfil, com 507 sujeitos dos sexos femino e masculino, entre 12 e 17 anos, escolarizados, da cidade de Santos/SP. Como hipótese, aponta-se que as conquistas do amadurecimento pessoal contribuem para um autoconceito positivo, tornando a autorrealização uma parte importante da formação da personalidade. A linha teórica centra-se na Psicologia Moral, articulada às discussões filosóficas e sociológicas sobre ética, valores morais e desenvolvimento humano. Os resultados apontam um apreço à subjetividade, ao sentimento de insegurança e de autoafirmação. A hipótese foi confirmada parcialmente, pois os sujeitos demonstraram que estabelecem propósitos e planos para suas vidas, que se percebem potencialmente transformadores, mas que ainda estão muito voltados ao contexto privado, às necessidades materiais e ao apego familiar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100326Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021225698info:eu-repo/semantics/openAccessTardeli,Denise D’AuriaArantes,Valéria Amorimpor2021-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100326Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
title AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
spellingShingle AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
Tardeli,Denise D’Auria
autorrealização
adolescência
projeto de vida
personalidade
title_short AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
title_full AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
title_fullStr AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
title_full_unstemmed AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
title_sort AS POSSIBILIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO EXPRESSAS NOS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
author Tardeli,Denise D’Auria
author_facet Tardeli,Denise D’Auria
Arantes,Valéria Amorim
author_role author
author2 Arantes,Valéria Amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tardeli,Denise D’Auria
Arantes,Valéria Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv autorrealização
adolescência
projeto de vida
personalidade
topic autorrealização
adolescência
projeto de vida
personalidade
description RESUMO Esta pesquisa avalia o projeto de vida de adolescentes e sua relação com a percepção e tendência à autorrealização. Utilizou-se um Questionário de Propósito e outro de Perfil, com 507 sujeitos dos sexos femino e masculino, entre 12 e 17 anos, escolarizados, da cidade de Santos/SP. Como hipótese, aponta-se que as conquistas do amadurecimento pessoal contribuem para um autoconceito positivo, tornando a autorrealização uma parte importante da formação da personalidade. A linha teórica centra-se na Psicologia Moral, articulada às discussões filosóficas e sociológicas sobre ética, valores morais e desenvolvimento humano. Os resultados apontam um apreço à subjetividade, ao sentimento de insegurança e de autoafirmação. A hipótese foi confirmada parcialmente, pois os sujeitos demonstraram que estabelecem propósitos e planos para suas vidas, que se percebem potencialmente transformadores, mas que ainda estão muito voltados ao contexto privado, às necessidades materiais e ao apego familiar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100326
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021225698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607698403328