Autoconsciência em estudantes talentosos: um estudo fenomenológico-semiótico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Taísa Candido de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Saleme,Samira Bissoli, Canal,Cláudia Patrocínio Pedroza, Souza,Mariane Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300487
Resumo: Resumo O presente estudo teve como objetivo descrever como os estudantes talentosos percebem seu talento, com foco nos modos reflexivos que caracterizam sua autoconsciência. Sete estudantes, com idades entre 11 e 13 anos, previamente identificados com dotação e talento, responderam a uma entrevista semiestruturada e os dados obtidos foram analisados qualitativamente através do método fenomenológico-semiótico. Os resultados revelaram seis temas na percepção dos talentosos: consciência do talento; gostar, pensar e escolher; tensão e autocobrança; desafios; conversando consigo mesmo; e futuro. A discussão sugere que desenvolver a própria habilidade envolve frustrações, desafios e possíveis dificuldades para o estudante talentoso. Contudo, a persistência é uma característica comum de sua reflexividade consciente, aparecendo relacionada à busca do sucesso e ao planejamento e à implementação de estratégias para alcançá-lo. Em conclusão, aborda-se a relação entre as características de autorreflexão e de autorruminação dos estudantes talentosos e suas diferentes estratégias de resolução de problemas.
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