A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lordelo,Lia da Rocha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tenório,Robinson Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100009
Resumo: O objetivo deste artigo teórico é analisar o conceito de consciência na obra de L. S. Vigotski. Partimos dos pressupostos de que Vigotski não só via o conceito de consciência como central em suas reflexões filosófico-metodológicas e em sua proposta de psicologia, como possuía, além das importantes contribuições dentro da Psicologia do Desenvolvimento e dos processos de aprendizagem, um valor fundamental enquanto pensador da Psicologia como ciência. Primeiramente, dedicamo-nos à transformação do conceito, desde um viés reflexológico até um caráter mais semiótico. A seguir, analisamos uma metáfora utilizada por Vigotski em um de seus textos, em que compara a consciência a um objeto refletido num espelho e faz uma analogia entre este processo e a ciência psicológica, seus pressupostos epistemológicos e metodológicos de investigação. Finalmente, a partir dessas reflexões, concluímos com a discussão de alguns possíveis impactos do estudo do conceito vigotskiano de consciência na Psicologia e na Educação.
id ABRAPEE-1_206529a9d5d7d984f46deafea8bd531b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000100009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educaçãoVygotskyConsciênciaPsicologiaO objetivo deste artigo teórico é analisar o conceito de consciência na obra de L. S. Vigotski. Partimos dos pressupostos de que Vigotski não só via o conceito de consciência como central em suas reflexões filosófico-metodológicas e em sua proposta de psicologia, como possuía, além das importantes contribuições dentro da Psicologia do Desenvolvimento e dos processos de aprendizagem, um valor fundamental enquanto pensador da Psicologia como ciência. Primeiramente, dedicamo-nos à transformação do conceito, desde um viés reflexológico até um caráter mais semiótico. A seguir, analisamos uma metáfora utilizada por Vigotski em um de seus textos, em que compara a consciência a um objeto refletido num espelho e faz uma analogia entre este processo e a ciência psicológica, seus pressupostos epistemológicos e metodológicos de investigação. Finalmente, a partir dessas reflexões, concluímos com a discussão de alguns possíveis impactos do estudo do conceito vigotskiano de consciência na Psicologia e na Educação.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100009Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000100009info:eu-repo/semantics/openAccessLordelo,Lia da RochaTenório,Robinson Moreirapor2010-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-19T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
title A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
spellingShingle A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
Lordelo,Lia da Rocha
Vygotsky
Consciência
Psicologia
title_short A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
title_full A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
title_fullStr A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
title_full_unstemmed A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
title_sort A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
author Lordelo,Lia da Rocha
author_facet Lordelo,Lia da Rocha
Tenório,Robinson Moreira
author_role author
author2 Tenório,Robinson Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lordelo,Lia da Rocha
Tenório,Robinson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Vygotsky
Consciência
Psicologia
topic Vygotsky
Consciência
Psicologia
description O objetivo deste artigo teórico é analisar o conceito de consciência na obra de L. S. Vigotski. Partimos dos pressupostos de que Vigotski não só via o conceito de consciência como central em suas reflexões filosófico-metodológicas e em sua proposta de psicologia, como possuía, além das importantes contribuições dentro da Psicologia do Desenvolvimento e dos processos de aprendizagem, um valor fundamental enquanto pensador da Psicologia como ciência. Primeiramente, dedicamo-nos à transformação do conceito, desde um viés reflexológico até um caráter mais semiótico. A seguir, analisamos uma metáfora utilizada por Vigotski em um de seus textos, em que compara a consciência a um objeto refletido num espelho e faz uma analogia entre este processo e a ciência psicológica, seus pressupostos epistemológicos e metodológicos de investigação. Finalmente, a partir dessas reflexões, concluímos com a discussão de alguns possíveis impactos do estudo do conceito vigotskiano de consciência na Psicologia e na Educação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.1 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605302407168