Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facci,Marilda Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Tessaro,Nilza Sanches, Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez, Silva,Valéria Garcia da, Roma,Cintia Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200011
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar a forma como tem sido desenvolvida a avaliação psicológica de crianças que apresentam dificuldades no processo de escolarização bem como analisar a contribuição dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural nesse processo. Inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema da avaliação psicológica e sobre os conceitos fundamentais da Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada no marxismo, foi realizada e, em seguida, entrevistas com doze profissionais de Psicologia que atuam na área escolar. Os principais resultados revelaram que os testes psicológicos têm sido os instrumentos mais utilizados no processo de avaliação psicológica, quando se trata da literatura brasileira, mas não mantiveram hegemonia entre os participantes deste estudo, o que se considera um avanço para a Psicologia escolar-educacional. Conclui-se, com esta pesquisa, que são necessários processos de avaliação que analisem o potencial dos sujeitos considerando o que se encontra na zona de desenvolvimento próximo.
id ABRAPEE-1_2a31cc628df870d6c49d303f7cdec7be
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572007000200011
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questãoAvaliação psicológicaAprendizagemEducaçãoEste estudo teve por objetivo verificar a forma como tem sido desenvolvida a avaliação psicológica de crianças que apresentam dificuldades no processo de escolarização bem como analisar a contribuição dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural nesse processo. Inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema da avaliação psicológica e sobre os conceitos fundamentais da Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada no marxismo, foi realizada e, em seguida, entrevistas com doze profissionais de Psicologia que atuam na área escolar. Os principais resultados revelaram que os testes psicológicos têm sido os instrumentos mais utilizados no processo de avaliação psicológica, quando se trata da literatura brasileira, mas não mantiveram hegemonia entre os participantes deste estudo, o que se considera um avanço para a Psicologia escolar-educacional. Conclui-se, com esta pesquisa, que são necessários processos de avaliação que analisem o potencial dos sujeitos considerando o que se encontra na zona de desenvolvimento próximo.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200011Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000200011info:eu-repo/semantics/openAccessFacci,Marilda Gonçalves DiasTessaro,Nilza SanchesLeal,Záira Fátima de Rezende GonzalezSilva,Valéria Garcia daRoma,Cintia Godinhopor2010-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
title Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
spellingShingle Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
Facci,Marilda Gonçalves Dias
Avaliação psicológica
Aprendizagem
Educação
title_short Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
title_full Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
title_fullStr Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
title_full_unstemmed Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
title_sort Psicologia histórico-cultural e avaliação psicológica: o processo ensino aprendizagem em questão
author Facci,Marilda Gonçalves Dias
author_facet Facci,Marilda Gonçalves Dias
Tessaro,Nilza Sanches
Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Silva,Valéria Garcia da
Roma,Cintia Godinho
author_role author
author2 Tessaro,Nilza Sanches
Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Silva,Valéria Garcia da
Roma,Cintia Godinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facci,Marilda Gonçalves Dias
Tessaro,Nilza Sanches
Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Silva,Valéria Garcia da
Roma,Cintia Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Aprendizagem
Educação
topic Avaliação psicológica
Aprendizagem
Educação
description Este estudo teve por objetivo verificar a forma como tem sido desenvolvida a avaliação psicológica de crianças que apresentam dificuldades no processo de escolarização bem como analisar a contribuição dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural nesse processo. Inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema da avaliação psicológica e sobre os conceitos fundamentais da Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada no marxismo, foi realizada e, em seguida, entrevistas com doze profissionais de Psicologia que atuam na área escolar. Os principais resultados revelaram que os testes psicológicos têm sido os instrumentos mais utilizados no processo de avaliação psicológica, quando se trata da literatura brasileira, mas não mantiveram hegemonia entre os participantes deste estudo, o que se considera um avanço para a Psicologia escolar-educacional. Conclui-se, com esta pesquisa, que são necessários processos de avaliação que analisem o potencial dos sujeitos considerando o que se encontra na zona de desenvolvimento próximo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572007000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604925968384