Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda,Izabella Pirro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valentini,Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200413
Resumo: Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da moradia estudantil sobre a vida acadêmica de universitários e analisar a permanência na universidade. O delineamento da pesquisa foi quase-experimental, com dois grupos: residentes e não-residentes. Participaram 408 estudantes com idades entre 16 e 57 anos (M = 33,5 e DP = 24,75), sendo 262 residentes na moradia estudantil (59,58% mulheres) e 146 não residentes (59,54% mulheres). Os dados foram analisados em quatro situações: residentes pré e pós-processo seletivo e não residentes pré e pós-processo seletivo. Os resultados indicaram que o crescimento do rendimento acadêmico é maior entre os residentes (p ≤ 0,001, r = 0,16). Além disso, os residentes passaram a trancar menos disciplinas, após o ingresso na moradia, se comparados aos não residentes (p ≤ 0,01, r = 0,22). Tais resultados confirmam o impacto positivo da moradia estudantil sobre o rendimento acadêmico e permanência do estudante na universidade.
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