Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006 |
Resumo: | O presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens. |
id |
ABRAPEE-1_2f49e18756580fec7d9408b0a2b37abb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572006000100006 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantisAvaliação PsicológicaPsicometriaMediação cognitivaO presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100006info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,CeliaAlvarenga,Vanessa CristinaGomide Júnior,Sinésiopor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
title |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
spellingShingle |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis Vectore,Celia Avaliação Psicológica Psicometria Mediação cognitiva |
title_short |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
title_full |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
title_fullStr |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
title_sort |
Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis |
author |
Vectore,Celia |
author_facet |
Vectore,Celia Alvarenga,Vanessa Cristina Gomide Júnior,Sinésio |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga,Vanessa Cristina Gomide Júnior,Sinésio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vectore,Celia Alvarenga,Vanessa Cristina Gomide Júnior,Sinésio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Psicológica Psicometria Mediação cognitiva |
topic |
Avaliação Psicológica Psicometria Mediação cognitiva |
description |
O presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572006000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604629221376 |