Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vectore,Celia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alvarenga,Vanessa Cristina, Gomide Júnior,Sinésio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006
Resumo: O presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens.
id ABRAPEE-1_2f49e18756580fec7d9408b0a2b37abb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572006000100006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantisAvaliação PsicológicaPsicometriaMediação cognitivaO presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100006info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,CeliaAlvarenga,Vanessa CristinaGomide Júnior,Sinésiopor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
title Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
spellingShingle Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
Vectore,Celia
Avaliação Psicológica
Psicometria
Mediação cognitiva
title_short Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
title_full Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
title_fullStr Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
title_full_unstemmed Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
title_sort Construção e validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis
author Vectore,Celia
author_facet Vectore,Celia
Alvarenga,Vanessa Cristina
Gomide Júnior,Sinésio
author_role author
author2 Alvarenga,Vanessa Cristina
Gomide Júnior,Sinésio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vectore,Celia
Alvarenga,Vanessa Cristina
Gomide Júnior,Sinésio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Psicológica
Psicometria
Mediação cognitiva
topic Avaliação Psicológica
Psicometria
Mediação cognitiva
description O presente estudo objetivou a construção e validação de uma escala de avaliação de comportamentos mediacionais, observados na interação de educadores com crianças de creche. Foi realizada a análise de conteúdo dos 58 itens iniciais que compuseram a escala por cinco juízes para verificação do índice de concordância. Foram eliminados 21 itens e a escala passou a ser composta por 37 itens. Foi realizado um estudo piloto da escala por meio da observação dos comportamentos mediacionais de 315 educadores infantis de dez cidades, das regiões de Minas Gerais e São Paulo. A análise fatorial dos itens identificou quatro fatores denominados interação dos educadores nas atividades lúdicas; modos de transmissão de conteúdos para as crianças; recompensa ofertada às crianças; postura dos educadores frente às brincadeiras competitivas, os quais se relacionam à interação dos educadores nas atividades lúdicas que explicam 36 % da variância da escala. Foram eliminados 16 itens cuja carga fatorial foi menor que 0,30, resultando em 23 itens.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572006000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604629221376