O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100006 |
Resumo: | Este artigo trata de um estudo com pré-teste (T1) e pós-teste (T2) que avaliou o impacto de um projeto esportivo no desenvolvimento infantil. Participaram 39 estudantes de 6 a 11 anos, matriculados da 1a a 4a séries do Ensino Fundamental de escola pública. Eles foram distribuídos em dois grupos: G1 (24 integrantes do projeto esportivo) e G2 (15 crianças do grupo comparativo) e os professores dos estudantes também participaram. O impacto foi avaliado pelas diferenças em desempenho escolar, stress, qualidade de vida e avaliação de atitudes acadêmicas e sociais do aluno pelo professor. De T1 para T2, houve aumento significativo no desempenho escolar em G1 e G2. O stress diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora seja significativo apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, sendo significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa na avaliação dos alunos de G1 e G2, em T1 e T2, pelos professores. |
id |
ABRAPEE-1_32ed5b435e627778770eac7f3716ba65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572007000100006 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantilPsicologia do EsporteEnsino FundamentalAvaliação de Projetos SociaisEste artigo trata de um estudo com pré-teste (T1) e pós-teste (T2) que avaliou o impacto de um projeto esportivo no desenvolvimento infantil. Participaram 39 estudantes de 6 a 11 anos, matriculados da 1a a 4a séries do Ensino Fundamental de escola pública. Eles foram distribuídos em dois grupos: G1 (24 integrantes do projeto esportivo) e G2 (15 crianças do grupo comparativo) e os professores dos estudantes também participaram. O impacto foi avaliado pelas diferenças em desempenho escolar, stress, qualidade de vida e avaliação de atitudes acadêmicas e sociais do aluno pelo professor. De T1 para T2, houve aumento significativo no desempenho escolar em G1 e G2. O stress diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora seja significativo apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, sendo significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa na avaliação dos alunos de G1 e G2, em T1 e T2, pelos professores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100006Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Paula XavierCassepp-Borges,VicenteDell´Aglio,Débora DalboscoKoller,Silvia Helenapor2010-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-11-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
title |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil Machado,Paula Xavier Psicologia do Esporte Ensino Fundamental Avaliação de Projetos Sociais |
title_short |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
title_full |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
title_sort |
O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil |
author |
Machado,Paula Xavier |
author_facet |
Machado,Paula Xavier Cassepp-Borges,Vicente Dell´Aglio,Débora Dalbosco Koller,Silvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Cassepp-Borges,Vicente Dell´Aglio,Débora Dalbosco Koller,Silvia Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Paula Xavier Cassepp-Borges,Vicente Dell´Aglio,Débora Dalbosco Koller,Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia do Esporte Ensino Fundamental Avaliação de Projetos Sociais |
topic |
Psicologia do Esporte Ensino Fundamental Avaliação de Projetos Sociais |
description |
Este artigo trata de um estudo com pré-teste (T1) e pós-teste (T2) que avaliou o impacto de um projeto esportivo no desenvolvimento infantil. Participaram 39 estudantes de 6 a 11 anos, matriculados da 1a a 4a séries do Ensino Fundamental de escola pública. Eles foram distribuídos em dois grupos: G1 (24 integrantes do projeto esportivo) e G2 (15 crianças do grupo comparativo) e os professores dos estudantes também participaram. O impacto foi avaliado pelas diferenças em desempenho escolar, stress, qualidade de vida e avaliação de atitudes acadêmicas e sociais do aluno pelo professor. De T1 para T2, houve aumento significativo no desempenho escolar em G1 e G2. O stress diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora seja significativo apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, sendo significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa na avaliação dos alunos de G1 e G2, em T1 e T2, pelos professores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572007000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604898705408 |