Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Andressa Pereira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pontes,Édel Alexandre Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200010
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar se professores da rede pública estadual e professores da rede particular possuem diferentes dimensões de burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional), como também procurou verificar se variáveis demográficas, profissionais e laborais associam-se às dimensões de burnout de forma diferenciada nesses dois grupos. A amostra, do tipo conveniência, foi composta por 40 professores do ensino médio e fundamental, 20 da rede pública estadual e 20 da rede particular, sendo esses profissionais exclusivos de cada rede. Foi utilizado como instrumento o Maslach Burnout Inventory (MBI) - forma ED - professores, e um questionário elaborado para estudar as variáveis. Os resultados obtidos revelaram que estatisticamente os dois grupos possuem diferentes dimensões de burnout, como também se verificou que tais dimensões associaram-se às variáveis de forma distinta nesses grupos.
id ABRAPEE-1_37603bd78c0d5a2348dd7e68957611f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000200010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particularStress ocupacionalProfessoresEnsino públicoO objetivo deste estudo foi analisar se professores da rede pública estadual e professores da rede particular possuem diferentes dimensões de burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional), como também procurou verificar se variáveis demográficas, profissionais e laborais associam-se às dimensões de burnout de forma diferenciada nesses dois grupos. A amostra, do tipo conveniência, foi composta por 40 professores do ensino médio e fundamental, 20 da rede pública estadual e 20 da rede particular, sendo esses profissionais exclusivos de cada rede. Foi utilizado como instrumento o Maslach Burnout Inventory (MBI) - forma ED - professores, e um questionário elaborado para estudar as variáveis. Os resultados obtidos revelaram que estatisticamente os dois grupos possuem diferentes dimensões de burnout, como também se verificou que tais dimensões associaram-se às variáveis de forma distinta nesses grupos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200010Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Andressa PereiraPontes,Édel Alexandre Silvapor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
title Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
spellingShingle Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
Lopes,Andressa Pereira
Stress ocupacional
Professores
Ensino público
title_short Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
title_full Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
title_fullStr Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
title_sort Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular
author Lopes,Andressa Pereira
author_facet Lopes,Andressa Pereira
Pontes,Édel Alexandre Silva
author_role author
author2 Pontes,Édel Alexandre Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Andressa Pereira
Pontes,Édel Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Stress ocupacional
Professores
Ensino público
topic Stress ocupacional
Professores
Ensino público
description O objetivo deste estudo foi analisar se professores da rede pública estadual e professores da rede particular possuem diferentes dimensões de burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional), como também procurou verificar se variáveis demográficas, profissionais e laborais associam-se às dimensões de burnout de forma diferenciada nesses dois grupos. A amostra, do tipo conveniência, foi composta por 40 professores do ensino médio e fundamental, 20 da rede pública estadual e 20 da rede particular, sendo esses profissionais exclusivos de cada rede. Foi utilizado como instrumento o Maslach Burnout Inventory (MBI) - forma ED - professores, e um questionário elaborado para estudar as variáveis. Os resultados obtidos revelaram que estatisticamente os dois grupos possuem diferentes dimensões de burnout, como também se verificou que tais dimensões associaram-se às variáveis de forma distinta nesses grupos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605280387072