Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão,Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza,Zilda Regina de, Castro,Maria Aparecida Campos Diniz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200341
Resumo: Resumo:Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos próximos e distantes. Utiliza a trama para articular os elementos centrais desta teoria- pessoa, processo, contexto e tempo. Identifica a importância da educação balizando a formação do ser humano diante do fenômeno da violência, mobilizando o processo de resiliência e modulando influências recíprocas no desenvolvimento. A inter-relação entre as características biopsicológicas do protagonista, os processos de socialização e as vulnerabilidades dos contextos em que transita, realça o papel da família e das instituições sociais na construção de sua história. Embora constitua um exemplo metafórico, permite uma leitura empírica da vida.
id ABRAPEE-1_3f38eebf08b420e7a5f54c5d2e3e075a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200341
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"Desenvolvimento humanofilmesexperiências de vida.Resumo:Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos próximos e distantes. Utiliza a trama para articular os elementos centrais desta teoria- pessoa, processo, contexto e tempo. Identifica a importância da educação balizando a formação do ser humano diante do fenômeno da violência, mobilizando o processo de resiliência e modulando influências recíprocas no desenvolvimento. A inter-relação entre as características biopsicológicas do protagonista, os processos de socialização e as vulnerabilidades dos contextos em que transita, realça o papel da família e das instituições sociais na construção de sua história. Embora constitua um exemplo metafórico, permite uma leitura empírica da vida.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200341Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192846info:eu-repo/semantics/openAccessLeão,Marluce Auxiliadora Borges GlausSouza,Zilda Regina deCastro,Maria Aparecida Campos Diniz depor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200341Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
title Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
spellingShingle Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
Leão,Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Desenvolvimento humano
filmes
experiências de vida.
title_short Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
title_full Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
title_fullStr Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
title_full_unstemmed Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
title_sort Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
author Leão,Marluce Auxiliadora Borges Glaus
author_facet Leão,Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Souza,Zilda Regina de
Castro,Maria Aparecida Campos Diniz de
author_role author
author2 Souza,Zilda Regina de
Castro,Maria Aparecida Campos Diniz de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão,Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Souza,Zilda Regina de
Castro,Maria Aparecida Campos Diniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
filmes
experiências de vida.
topic Desenvolvimento humano
filmes
experiências de vida.
description Resumo:Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos próximos e distantes. Utiliza a trama para articular os elementos centrais desta teoria- pessoa, processo, contexto e tempo. Identifica a importância da educação balizando a formação do ser humano diante do fenômeno da violência, mobilizando o processo de resiliência e modulando influências recíprocas no desenvolvimento. A inter-relação entre as características biopsicológicas do protagonista, os processos de socialização e as vulnerabilidades dos contextos em que transita, realça o papel da família e das instituições sociais na construção de sua história. Embora constitua um exemplo metafórico, permite uma leitura empírica da vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200341
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606152802304