A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martines,Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo,Suzana Rocha de Souza, Leme,Maria Isabel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100302
Resumo: RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa que problematizou a construção da identidade do adolescente em processo de escolarização e sua relação com o ensino de Arte. Seu objetivo foi compreender a influência da Arte na construção da identidade de adolescentes em uma escola do campo, através de uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes do 6° ao 9° ano que participaram de cinco encontros de vivências artísticas filmadas, com uso de observação participante, registros ampliados e entrevistas. A Psicologia Cultural evidenciou a importância da escola no desenvolvimento da atividade criadora e do ensino da Arte na (re)construção da identidade dos adolescentes, contribuindo para a simbolização de experiências e sentimentos difíceis de serem expressos, como situações de bullying, perdas e lutos, diferenças de gênero e sexualidade. A interpretação das produções artísticas utilizadas constituiu-se em importante instrumento psicológico para lidar com emoções, refletindo-se no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
id ABRAPEE-1_482dae66e02ea70053c56fdf30406c02
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100302
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPOadolescênciaarteidentidadeRESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa que problematizou a construção da identidade do adolescente em processo de escolarização e sua relação com o ensino de Arte. Seu objetivo foi compreender a influência da Arte na construção da identidade de adolescentes em uma escola do campo, através de uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes do 6° ao 9° ano que participaram de cinco encontros de vivências artísticas filmadas, com uso de observação participante, registros ampliados e entrevistas. A Psicologia Cultural evidenciou a importância da escola no desenvolvimento da atividade criadora e do ensino da Arte na (re)construção da identidade dos adolescentes, contribuindo para a simbolização de experiências e sentimentos difíceis de serem expressos, como situações de bullying, perdas e lutos, diferenças de gênero e sexualidade. A interpretação das produções artísticas utilizadas constituiu-se em importante instrumento psicológico para lidar com emoções, refletindo-se no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100302Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022225431info:eu-repo/semantics/openAccessMartines,Elizabeth Antônia Leonel de MoraesAzevedo,Suzana Rocha de SouzaLeme,Maria Isabel da Silvapor2022-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100302Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-02-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
spellingShingle A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Martines,Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
adolescência
arte
identidade
title_short A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_fullStr A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full_unstemmed A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
title_sort A ARTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO
author Martines,Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
author_facet Martines,Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
Azevedo,Suzana Rocha de Souza
Leme,Maria Isabel da Silva
author_role author
author2 Azevedo,Suzana Rocha de Souza
Leme,Maria Isabel da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martines,Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
Azevedo,Suzana Rocha de Souza
Leme,Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
arte
identidade
topic adolescência
arte
identidade
description RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa que problematizou a construção da identidade do adolescente em processo de escolarização e sua relação com o ensino de Arte. Seu objetivo foi compreender a influência da Arte na construção da identidade de adolescentes em uma escola do campo, através de uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes do 6° ao 9° ano que participaram de cinco encontros de vivências artísticas filmadas, com uso de observação participante, registros ampliados e entrevistas. A Psicologia Cultural evidenciou a importância da escola no desenvolvimento da atividade criadora e do ensino da Arte na (re)construção da identidade dos adolescentes, contribuindo para a simbolização de experiências e sentimentos difíceis de serem expressos, como situações de bullying, perdas e lutos, diferenças de gênero e sexualidade. A interpretação das produções artísticas utilizadas constituiu-se em importante instrumento psicológico para lidar com emoções, refletindo-se no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022225431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607750832128