Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Maria José dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barrera,Sylvia Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200253
Resumo: Resumo:O domínio da escrita de textos narrativos requer conhecimentos linguísticos caracterizados por relações lógico-semânticas entre funções e atores. Pesquisas indicam diferenças na qualidade narrativa em função do estímulo oferecido para a produção. Nesta pesquisa investigamos o desempenho na escrita de histórias de 26 alunos do 5oano do Ensino Fundamental, sob diferentes condições de produção: (1) tema sugerindo conflito; (2) sequência de figuras compondo uma história; e (3) figura isolada. Os resultados sugerem que, nas condições em que a existência de um conflito é explicitada, seja pelo tema ou sobretudo pelas figuras, as narrativas tendem a ser mais elaboradas. Algumas crianças, entretanto, mostraram-se menos sensíveis às condições de solicitação, produzindo boas narrativas, independentemente do estímulo oferecido. Discute-se a possibilidade de que tais crianças tenham conhecimentos metatextuais mais desenvolvidos, consistindo na construção e internalização de um esquema narrativo. Tal hipótese tem importantes implicações pedagógicas e merece ser melhor investigada em futuras pesquisas.
id ABRAPEE-1_51fec4e6e91c5c5597d6e4912b6cfa17
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200253
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produçãoNarrativasLinguagem escritaHabilidades para escritaResumo:O domínio da escrita de textos narrativos requer conhecimentos linguísticos caracterizados por relações lógico-semânticas entre funções e atores. Pesquisas indicam diferenças na qualidade narrativa em função do estímulo oferecido para a produção. Nesta pesquisa investigamos o desempenho na escrita de histórias de 26 alunos do 5oano do Ensino Fundamental, sob diferentes condições de produção: (1) tema sugerindo conflito; (2) sequência de figuras compondo uma história; e (3) figura isolada. Os resultados sugerem que, nas condições em que a existência de um conflito é explicitada, seja pelo tema ou sobretudo pelas figuras, as narrativas tendem a ser mais elaboradas. Algumas crianças, entretanto, mostraram-se menos sensíveis às condições de solicitação, produzindo boas narrativas, independentemente do estímulo oferecido. Discute-se a possibilidade de que tais crianças tenham conhecimentos metatextuais mais desenvolvidos, consistindo na construção e internalização de um esquema narrativo. Tal hipótese tem importantes implicações pedagógicas e merece ser melhor investigada em futuras pesquisas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200253Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192827info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Maria José dosBarrera,Sylvia Domingospor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200253Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
title Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
spellingShingle Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
Santos,Maria José dos
Narrativas
Linguagem escrita
Habilidades para escrita
title_short Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
title_full Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
title_fullStr Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
title_full_unstemmed Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
title_sort Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção
author Santos,Maria José dos
author_facet Santos,Maria José dos
Barrera,Sylvia Domingos
author_role author
author2 Barrera,Sylvia Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Maria José dos
Barrera,Sylvia Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Linguagem escrita
Habilidades para escrita
topic Narrativas
Linguagem escrita
Habilidades para escrita
description Resumo:O domínio da escrita de textos narrativos requer conhecimentos linguísticos caracterizados por relações lógico-semânticas entre funções e atores. Pesquisas indicam diferenças na qualidade narrativa em função do estímulo oferecido para a produção. Nesta pesquisa investigamos o desempenho na escrita de histórias de 26 alunos do 5oano do Ensino Fundamental, sob diferentes condições de produção: (1) tema sugerindo conflito; (2) sequência de figuras compondo uma história; e (3) figura isolada. Os resultados sugerem que, nas condições em que a existência de um conflito é explicitada, seja pelo tema ou sobretudo pelas figuras, as narrativas tendem a ser mais elaboradas. Algumas crianças, entretanto, mostraram-se menos sensíveis às condições de solicitação, produzindo boas narrativas, independentemente do estímulo oferecido. Discute-se a possibilidade de que tais crianças tenham conhecimentos metatextuais mais desenvolvidos, consistindo na construção e internalização de um esquema narrativo. Tal hipótese tem importantes implicações pedagógicas e merece ser melhor investigada em futuras pesquisas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200253
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606140219392