O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Rúbia Sousa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alves,Cândida Beatriz, Neves,Gabriella Nunes, Silva,Ludmila Pereira, Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100012
Resumo: O contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.
id ABRAPEE-1_602b6e17ef1ee7e74e9deaf4d0b60fe4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572007000100012
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolarProfessorEnsino MédioPsicologiaO contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100012Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000100012info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Rúbia SousaAlves,Cândida BeatrizNeves,Gabriella NunesSilva,Ludmila PereiraPedroza,Regina Lúcia Sucupirapor2010-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-11-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
title O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
spellingShingle O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
Almeida,Rúbia Sousa
Professor
Ensino Médio
Psicologia
title_short O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
title_full O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
title_fullStr O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
title_full_unstemmed O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
title_sort O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
author Almeida,Rúbia Sousa
author_facet Almeida,Rúbia Sousa
Alves,Cândida Beatriz
Neves,Gabriella Nunes
Silva,Ludmila Pereira
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Alves,Cândida Beatriz
Neves,Gabriella Nunes
Silva,Ludmila Pereira
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Rúbia Sousa
Alves,Cândida Beatriz
Neves,Gabriella Nunes
Silva,Ludmila Pereira
Pedroza,Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino Médio
Psicologia
topic Professor
Ensino Médio
Psicologia
description O contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572007000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604907094016