Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100006 |
Resumo: | Considerando-se a criatividade como uma característica capaz de desenvolver o potencial do indivíduo e partindo-se da percepção da importância do estímulo à criatividade no ambiente escolar e do reconhecimento do papel do professor neste processo, este trabalho teve como objetivo identificar pesquisas brasileiras sobre criatividade realizadas com amostra de professores a fim de verificar o que tem sido estudado e os resultados que vêm sendo obtidos, visando traçar um quadro do que já se conhece acerca do fenômeno da criatividade junto a estes profissionais. Uma busca na base de dados Scielo foi realizada a partir da palavra chave criatividade, sendo que os 34 resultados foram considerados. Aqueles que apontaram ao longo do texto ou tendo como amostra a figura do professor foram analisados. Após seleção das pesquisas, as mesmas foram divididas de acordo com seu objetivo, de forma que foram agrupadas em relação à temática: influência da organização escolar sobre a criatividade, contribuição dos professores neste processo, concepção dos professores sobre a criatividade, capacidade dos mesmos identificarem a criatividade em seus alunos, dificuldades e limitações na criação de ambiente criativo, treinamento de modelos de atuação criativa. O que se verificou é que a influência exercida pelo professor no processo de desenvolvimento da criatividade na escola tem sido foco de atenção da maioria das pesquisas brasileiras. A análise das pesquisas aponta para um professor mal preparado, com grandes dificuldades para lidar com as diferenças individuais presentes nos alunos, desconhecedor de estratégias criativas e estimuladoras para ensinar e, ele próprio, desmotivado frente às condições institucionais que encontra em seu trabalho. |
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Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileirasCriatividadeProfessorAmbiente escolarConsiderando-se a criatividade como uma característica capaz de desenvolver o potencial do indivíduo e partindo-se da percepção da importância do estímulo à criatividade no ambiente escolar e do reconhecimento do papel do professor neste processo, este trabalho teve como objetivo identificar pesquisas brasileiras sobre criatividade realizadas com amostra de professores a fim de verificar o que tem sido estudado e os resultados que vêm sendo obtidos, visando traçar um quadro do que já se conhece acerca do fenômeno da criatividade junto a estes profissionais. Uma busca na base de dados Scielo foi realizada a partir da palavra chave criatividade, sendo que os 34 resultados foram considerados. Aqueles que apontaram ao longo do texto ou tendo como amostra a figura do professor foram analisados. Após seleção das pesquisas, as mesmas foram divididas de acordo com seu objetivo, de forma que foram agrupadas em relação à temática: influência da organização escolar sobre a criatividade, contribuição dos professores neste processo, concepção dos professores sobre a criatividade, capacidade dos mesmos identificarem a criatividade em seus alunos, dificuldades e limitações na criação de ambiente criativo, treinamento de modelos de atuação criativa. O que se verificou é que a influência exercida pelo professor no processo de desenvolvimento da criatividade na escola tem sido foco de atenção da maioria das pesquisas brasileiras. A análise das pesquisas aponta para um professor mal preparado, com grandes dificuldades para lidar com as diferenças individuais presentes nos alunos, desconhecedor de estratégias criativas e estimuladoras para ensinar e, ele próprio, desmotivado frente às condições institucionais que encontra em seu trabalho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100006Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.1 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000100006info:eu-repo/semantics/openAccessNakano,Tatiana de Cássiapor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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