Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz,Monalisa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes,Débora Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300427
Resumo: Resumo O objetivo do trabalho foi verificar o quanto o autoconceito está associado com ansiedade escolar. Para isso, 195 crianças de ambos os sexos, de sete a 11 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, participaram voluntariamente respondendo a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e a Escala de Ansiedade Escolar. Os resultados apontaram várias correlações negativas entre as dimensões avaliadas pela escala de autoconceito com a ansiedade escolar. A dimensão social da escala de autoconceito foi a que apresentou maior correlação, de forma negativa, com a ansiedade. Esse dado se confirmou na análise de regressão que apontou a dimensão social como melhor preditora da ansiedade escolar. Apesar das correlações encontradas, duas dimensões do autoconceito, Familiar e Escolar, não apresentaram relação significativa com a escala de ansiedade escolar, exceto a Escolar para o 2º ano, mas de forma positiva e baixa.
id ABRAPEE-1_65035c3b47378cff3d9a0646f0f72b89
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000300427
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamentalAutoconceitopsicologia escolaraprendizagem.Resumo O objetivo do trabalho foi verificar o quanto o autoconceito está associado com ansiedade escolar. Para isso, 195 crianças de ambos os sexos, de sete a 11 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, participaram voluntariamente respondendo a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e a Escala de Ansiedade Escolar. Os resultados apontaram várias correlações negativas entre as dimensões avaliadas pela escala de autoconceito com a ansiedade escolar. A dimensão social da escala de autoconceito foi a que apresentou maior correlação, de forma negativa, com a ansiedade. Esse dado se confirmou na análise de regressão que apontou a dimensão social como melhor preditora da ansiedade escolar. Apesar das correlações encontradas, duas dimensões do autoconceito, Familiar e Escolar, não apresentaram relação significativa com a escala de ansiedade escolar, exceto a Escolar para o 2º ano, mas de forma positiva e baixa.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300427Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150203784info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz,MonalisaFernandes,Débora Cecíliopor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300427Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
title Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
Muniz,Monalisa
Autoconceito
psicologia escolar
aprendizagem.
title_short Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_sort Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental
author Muniz,Monalisa
author_facet Muniz,Monalisa
Fernandes,Débora Cecílio
author_role author
author2 Fernandes,Débora Cecílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz,Monalisa
Fernandes,Débora Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
psicologia escolar
aprendizagem.
topic Autoconceito
psicologia escolar
aprendizagem.
description Resumo O objetivo do trabalho foi verificar o quanto o autoconceito está associado com ansiedade escolar. Para isso, 195 crianças de ambos os sexos, de sete a 11 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, participaram voluntariamente respondendo a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e a Escala de Ansiedade Escolar. Os resultados apontaram várias correlações negativas entre as dimensões avaliadas pela escala de autoconceito com a ansiedade escolar. A dimensão social da escala de autoconceito foi a que apresentou maior correlação, de forma negativa, com a ansiedade. Esse dado se confirmou na análise de regressão que apontou a dimensão social como melhor preditora da ansiedade escolar. Apesar das correlações encontradas, duas dimensões do autoconceito, Familiar e Escolar, não apresentaram relação significativa com a escala de ansiedade escolar, exceto a Escolar para o 2º ano, mas de forma positiva e baixa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300427
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150203784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606490443777