Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014 |
Resumo: | Este estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes. |
id |
ABRAPEE-1_7cd338df2f5c5c0bf633559bf1a26200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572010000200014 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativoRendimento escolarrealizaçãomotivaçãoEste estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia,Valdiney V.Sousa,Deliane Macedo Farias deFonseca,Patrícia Nunes daGouveia,Rildésia S. V.Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de BritoAraújo,Rafaella de Carvalho Rodriguespor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
title |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
spellingShingle |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo Gouveia,Valdiney V. Rendimento escolar realização motivação |
title_short |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
title_full |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
title_fullStr |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
title_full_unstemmed |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
title_sort |
Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo |
author |
Gouveia,Valdiney V. |
author_facet |
Gouveia,Valdiney V. Sousa,Deliane Macedo Farias de Fonseca,Patrícia Nunes da Gouveia,Rildésia S. V. Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Deliane Macedo Farias de Fonseca,Patrícia Nunes da Gouveia,Rildésia S. V. Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia,Valdiney V. Sousa,Deliane Macedo Farias de Fonseca,Patrícia Nunes da Gouveia,Rildésia S. V. Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar realização motivação |
topic |
Rendimento escolar realização motivação |
description |
Este estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572010000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605331767296 |