Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia,Valdiney V.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa,Deliane Macedo Farias de, Fonseca,Patrícia Nunes da, Gouveia,Rildésia S. V., Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito, Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014
Resumo: Este estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes.
id ABRAPEE-1_7cd338df2f5c5c0bf633559bf1a26200
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000200014
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativoRendimento escolarrealizaçãomotivaçãoEste estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia,Valdiney V.Sousa,Deliane Macedo Farias deFonseca,Patrícia Nunes daGouveia,Rildésia S. V.Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de BritoAraújo,Rafaella de Carvalho Rodriguespor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
title Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
spellingShingle Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
Gouveia,Valdiney V.
Rendimento escolar
realização
motivação
title_short Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
title_full Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
title_fullStr Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
title_full_unstemmed Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
title_sort Valores, metas de realização e desempenho acadêmico: proposta de modelo explicativo
author Gouveia,Valdiney V.
author_facet Gouveia,Valdiney V.
Sousa,Deliane Macedo Farias de
Fonseca,Patrícia Nunes da
Gouveia,Rildésia S. V.
Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito
Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues
author_role author
author2 Sousa,Deliane Macedo Farias de
Fonseca,Patrícia Nunes da
Gouveia,Rildésia S. V.
Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito
Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia,Valdiney V.
Sousa,Deliane Macedo Farias de
Fonseca,Patrícia Nunes da
Gouveia,Rildésia S. V.
Gomes,Ana Isabel Araújo Silva de Brito
Araújo,Rafaella de Carvalho Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
realização
motivação
topic Rendimento escolar
realização
motivação
description Este estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as metas de realização e estas, por sua vez, predizem o bom desempenho acadêmico. Participaram 307 estudantes do Ensino Médio da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%) e de escolas públicas (68%), com idade média de 17,6 anos. Estes responderam ao Questionário de Metas de Realização, ao Questionário dos Valores Básicos, aos Indicadores de Desempenho Acadêmico e a perguntas demográficas. A partir da realização de regressões lineares, propôs-se um modelo explicativo no qual as prioridades valorativas predisseram as metas de realização e estas, por sua vez, predisseram o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos apontam para um ajuste satisfatório deste modelo. Não obstante, sugere-se a realização de pesquisas que possam testá-lo em diferentes amostras, bem como inserir outras variáveis que possam contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico e seus determinantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605331767296