A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão,Renata Fernandes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Martínez,Albertina Mitjáns
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009
Resumo: Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente.
id ABRAPEE-1_7f7a71a1a9af5d2a8554f1671c7a2490
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572006000200009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetosCriatividade do professorSubjetividadePedagogia de projetosBuscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.2 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000200009info:eu-repo/semantics/openAccessMourão,Renata FernandesMartínez,Albertina Mitjánspor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
spellingShingle A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
Mourão,Renata Fernandes
Criatividade do professor
Subjetividade
Pedagogia de projetos
title_short A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_full A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_fullStr A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_full_unstemmed A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
title_sort A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos
author Mourão,Renata Fernandes
author_facet Mourão,Renata Fernandes
Martínez,Albertina Mitjáns
author_role author
author2 Martínez,Albertina Mitjáns
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão,Renata Fernandes
Martínez,Albertina Mitjáns
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade do professor
Subjetividade
Pedagogia de projetos
topic Criatividade do professor
Subjetividade
Pedagogia de projetos
description Buscou-se compreender a relação entre o sentido subjetivo da criatividade do professor e sua prática pedagógica com projetos. Partiu-se da teoria históricocultural da subjetividade desenvolvida por González Rey (1997, 1999, 2001, 2002b, 2004). O método adotado foi o estudo de caso com dois professores que trabalham com projetos de estratégia relativos ao ensino-aprendizagem em uma mesma escola. Vários instrumentos foram utilizados: a técnica de completamento de frases, redações, observação direta, análise documental e, principalmente, a entrevista como processo. Como conclusão principal, percebeu-se que se trata de uma relação recursiva. Além disso, a pesquisa demonstrou que os sentidos subjetivos de importantes aspectos contextuais - como o espaço em sala de aula - são mediadores da relação colocada sob foco. Por fim, notou-se que conflitos e contradições vividos na prática com projetos configuram-se como uma situação potencial de desenvolvimento em relação ao sentido subjetivo da criatividade e à própria prática docente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572006000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.2 2006
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604884025344