Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maturana,Ana Paula Pacheco Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cia,Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200349
Resumo: Resumo:O relacionamento família-escola vem sendo apontado pela literatura nas áreas da educação especial e psicologia como um dos principais fatores facilitadores no processo de inclusão escolar. Tendo em vista esses fatores, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a produção científica de teses e dissertações produzidas no período de 2001-2011 sobre a relação entre família-escola de crianças público alvo da educação especial. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática no Banco de Teses da CAPES e utilizada uma ficha adaptada para a análise da temática, da metodologia e dos resultados de cada produção. Foram analisadas ao todo 20 produções. Os resultados encontrados apontam que grande parte das pesquisas está em programas de pós-graduação do sudeste, apresenta metodologia descritiva, adota uma concepção social da deficiência e que o tema principal foi o de "atitude/percepção" de familiares e membros da escola sobre o processo de inclusão. Foi possível observar a carência em estudos de intervenção na área.
id ABRAPEE-1_8446fe893c76bcf0d3a76b45c3ea2164
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200349
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertaçõeseducação especialfamíliaescolaResumo:O relacionamento família-escola vem sendo apontado pela literatura nas áreas da educação especial e psicologia como um dos principais fatores facilitadores no processo de inclusão escolar. Tendo em vista esses fatores, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a produção científica de teses e dissertações produzidas no período de 2001-2011 sobre a relação entre família-escola de crianças público alvo da educação especial. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática no Banco de Teses da CAPES e utilizada uma ficha adaptada para a análise da temática, da metodologia e dos resultados de cada produção. Foram analisadas ao todo 20 produções. Os resultados encontrados apontam que grande parte das pesquisas está em programas de pós-graduação do sudeste, apresenta metodologia descritiva, adota uma concepção social da deficiência e que o tema principal foi o de "atitude/percepção" de familiares e membros da escola sobre o processo de inclusão. Foi possível observar a carência em estudos de intervenção na área.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200349Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192849info:eu-repo/semantics/openAccessMaturana,Ana Paula Pacheco MoraesCia,Fabianapor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200349Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
title Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
spellingShingle Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
Maturana,Ana Paula Pacheco Moraes
educação especial
família
escola
title_short Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
title_full Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
title_fullStr Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
title_full_unstemmed Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
title_sort Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações
author Maturana,Ana Paula Pacheco Moraes
author_facet Maturana,Ana Paula Pacheco Moraes
Cia,Fabiana
author_role author
author2 Cia,Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maturana,Ana Paula Pacheco Moraes
Cia,Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial
família
escola
topic educação especial
família
escola
description Resumo:O relacionamento família-escola vem sendo apontado pela literatura nas áreas da educação especial e psicologia como um dos principais fatores facilitadores no processo de inclusão escolar. Tendo em vista esses fatores, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a produção científica de teses e dissertações produzidas no período de 2001-2011 sobre a relação entre família-escola de crianças público alvo da educação especial. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática no Banco de Teses da CAPES e utilizada uma ficha adaptada para a análise da temática, da metodologia e dos resultados de cada produção. Foram analisadas ao todo 20 produções. Os resultados encontrados apontam que grande parte das pesquisas está em programas de pós-graduação do sudeste, apresenta metodologia descritiva, adota uma concepção social da deficiência e que o tema principal foi o de "atitude/percepção" de familiares e membros da escola sobre o processo de inclusão. Foi possível observar a carência em estudos de intervenção na área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200349
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606154899456