CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Mary Cristina Olimpio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Aline Maira da, Sebastián-Heredero,Eladio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100328
Resumo: RESUMO O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as relações interpessoais entre alunos com deficiência intelectual (DI) e seus colegas de sala de aula em contextos escolares inclusivos. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa realizada em salas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram levantados indicadores da participação do aluno com DI nas relações interpessoais, por meio de entrevistas junto a 268 alunos, sendo 13 com DI. A partir desses resultados, seis alunos com DI foram eleitos como alvo em sessões de observação sistemática. Observou-se que as relações interpessoais sofreram influência: da atuação das professoras regentes e dos apoios educacionais; da competência social dos alunos com DI e das características dos mesmos; do ambiente da sala de aula. Acredita-se que, por meio do investimento na promoção de habilidades sociais na escola, será possível contribuir para a construção de um ambiente propício a práticas educacionais inclusivas.
id ABRAPEE-1_867063b67a8d4d5727f71353a3465a40
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100328
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARESrelações interpessoaishabilidades sociaisinclusão escolarRESUMO O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as relações interpessoais entre alunos com deficiência intelectual (DI) e seus colegas de sala de aula em contextos escolares inclusivos. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa realizada em salas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram levantados indicadores da participação do aluno com DI nas relações interpessoais, por meio de entrevistas junto a 268 alunos, sendo 13 com DI. A partir desses resultados, seis alunos com DI foram eleitos como alvo em sessões de observação sistemática. Observou-se que as relações interpessoais sofreram influência: da atuação das professoras regentes e dos apoios educacionais; da competência social dos alunos com DI e das características dos mesmos; do ambiente da sala de aula. Acredita-se que, por meio do investimento na promoção de habilidades sociais na escola, será possível contribuir para a construção de um ambiente propício a práticas educacionais inclusivas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100328Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021227839info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Mary Cristina OlimpioSilva,Aline Maira daSebastián-Heredero,Eladiopor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100328Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
title CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
Pinheiro,Mary Cristina Olimpio
relações interpessoais
habilidades sociais
inclusão escolar
title_short CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
title_full CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
title_sort CARACTERIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEUS PARES
author Pinheiro,Mary Cristina Olimpio
author_facet Pinheiro,Mary Cristina Olimpio
Silva,Aline Maira da
Sebastián-Heredero,Eladio
author_role author
author2 Silva,Aline Maira da
Sebastián-Heredero,Eladio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Mary Cristina Olimpio
Silva,Aline Maira da
Sebastián-Heredero,Eladio
dc.subject.por.fl_str_mv relações interpessoais
habilidades sociais
inclusão escolar
topic relações interpessoais
habilidades sociais
inclusão escolar
description RESUMO O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as relações interpessoais entre alunos com deficiência intelectual (DI) e seus colegas de sala de aula em contextos escolares inclusivos. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa realizada em salas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram levantados indicadores da participação do aluno com DI nas relações interpessoais, por meio de entrevistas junto a 268 alunos, sendo 13 com DI. A partir desses resultados, seis alunos com DI foram eleitos como alvo em sessões de observação sistemática. Observou-se que as relações interpessoais sofreram influência: da atuação das professoras regentes e dos apoios educacionais; da competência social dos alunos com DI e das características dos mesmos; do ambiente da sala de aula. Acredita-se que, por meio do investimento na promoção de habilidades sociais na escola, será possível contribuir para a construção de um ambiente propício a práticas educacionais inclusivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100328
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021227839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607703646208