ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100306 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo. A pesquisa contou com 534 estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), e utilizou um questionário voltado à percepção desses estudantes sobre o uso de medicamentos que prometiam melhorar o aproveitamento nos estudos, se já tinham ouvido falar deles, se conheciam usuários e se fariam uso deles. A maioria considerou positivo o uso desses medicamentos, mostrou curiosidade em relação à substância e afirmou que faria uso, caso tivesse acesso, para garantir energia e concentração nas atividades. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se compreender a percepção dos jovens sobre este tema para que se possa orientar futuras intervenções. |
id |
ABRAPEE-1_9028d958ddb4a068f32b1582d112c8e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100306 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR?Ensino médiomedicalizaçãodoping intelectualRESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo. A pesquisa contou com 534 estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), e utilizou um questionário voltado à percepção desses estudantes sobre o uso de medicamentos que prometiam melhorar o aproveitamento nos estudos, se já tinham ouvido falar deles, se conheciam usuários e se fariam uso deles. A maioria considerou positivo o uso desses medicamentos, mostrou curiosidade em relação à substância e afirmou que faria uso, caso tivesse acesso, para garantir energia e concentração nas atividades. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se compreender a percepção dos jovens sobre este tema para que se possa orientar futuras intervenções.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100306Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020219948info:eu-repo/semantics/openAccessTrigueiro,Emilia Suitberta de OliveiraLeme,Maria Isabel da Silvapor2020-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100306Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-03-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
title |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
spellingShingle |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira Ensino médio medicalização doping intelectual |
title_short |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
title_full |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
title_fullStr |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
title_full_unstemmed |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
title_sort |
ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR? |
author |
Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira |
author_facet |
Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira Leme,Maria Isabel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira Leme,Maria Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio medicalização doping intelectual |
topic |
Ensino médio medicalização doping intelectual |
description |
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo. A pesquisa contou com 534 estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), e utilizou um questionário voltado à percepção desses estudantes sobre o uso de medicamentos que prometiam melhorar o aproveitamento nos estudos, se já tinham ouvido falar deles, se conheciam usuários e se fariam uso deles. A maioria considerou positivo o uso desses medicamentos, mostrou curiosidade em relação à substância e afirmou que faria uso, caso tivesse acesso, para garantir energia e concentração nas atividades. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se compreender a percepção dos jovens sobre este tema para que se possa orientar futuras intervenções. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100306 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020219948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607366004736 |