Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Feldhusen,John F., French,Brian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100002
Resumo: Foi objetivo do estudo identificar talentos que estudantes atribuem a si mesmos, profissões que aspiram exercer, pessoas que mais admiram e participação em atividades ou cursos relacionados aos seus talentos. A amostra foi constituída por 111 estudantes de uma cidade satélite do Distrito Federal, os quais responderam ao instrumento “Meus Talentos”, do segundo autor. Esportes, teatro, redação/poesia, matemática, computação foram as áreas em que um maior número de alunos se consideraram talentosos, sendo esportes e artes as mais representadas nas atividades ou cursos relacionados a seus talentos dos quais participaram. Por outro lado, um maior número desses estudantes aspiravam exercer profissões relativas às artes, ciências médicas, ciências, engenharia e direito. Embora o pai e a mãe tenham sido apontados por maior número de estudantes como as pessoas que mais admiravam, na maior parte dos casos não se constituíram como modelos para a escolha profissional.
id ABRAPEE-1_9a170446c5784fe86fd9a04282e908e7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572004000100002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantesTalentoAspirações profissionaisAtividades extra-curricularesFoi objetivo do estudo identificar talentos que estudantes atribuem a si mesmos, profissões que aspiram exercer, pessoas que mais admiram e participação em atividades ou cursos relacionados aos seus talentos. A amostra foi constituída por 111 estudantes de uma cidade satélite do Distrito Federal, os quais responderam ao instrumento “Meus Talentos”, do segundo autor. Esportes, teatro, redação/poesia, matemática, computação foram as áreas em que um maior número de alunos se consideraram talentosos, sendo esportes e artes as mais representadas nas atividades ou cursos relacionados a seus talentos dos quais participaram. Por outro lado, um maior número desses estudantes aspiravam exercer profissões relativas às artes, ciências médicas, ciências, engenharia e direito. Embora o pai e a mãe tenham sido apontados por maior número de estudantes como as pessoas que mais admiravam, na maior parte dos casos não se constituíram como modelos para a escolha profissional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100002Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000100002info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar,Eunice M. L. Soriano deFeldhusen,John F.French,Brianpor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
title Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
spellingShingle Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Talento
Aspirações profissionais
Atividades extra-curriculares
title_short Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
title_full Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
title_fullStr Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
title_full_unstemmed Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
title_sort Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes
author Alencar,Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Feldhusen,John F.
French,Brian
author_role author
author2 Feldhusen,John F.
French,Brian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Feldhusen,John F.
French,Brian
dc.subject.por.fl_str_mv Talento
Aspirações profissionais
Atividades extra-curriculares
topic Talento
Aspirações profissionais
Atividades extra-curriculares
description Foi objetivo do estudo identificar talentos que estudantes atribuem a si mesmos, profissões que aspiram exercer, pessoas que mais admiram e participação em atividades ou cursos relacionados aos seus talentos. A amostra foi constituída por 111 estudantes de uma cidade satélite do Distrito Federal, os quais responderam ao instrumento “Meus Talentos”, do segundo autor. Esportes, teatro, redação/poesia, matemática, computação foram as áreas em que um maior número de alunos se consideraram talentosos, sendo esportes e artes as mais representadas nas atividades ou cursos relacionados a seus talentos dos quais participaram. Por outro lado, um maior número desses estudantes aspiravam exercer profissões relativas às artes, ciências médicas, ciências, engenharia e direito. Embora o pai e a mãe tenham sido apontados por maior número de estudantes como as pessoas que mais admiravam, na maior parte dos casos não se constituíram como modelos para a escolha profissional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572004000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604512829440