Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessaro,Nilza Sanches
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Waricoda,Ana Sayuri Ribeiro, Bolonheis,Renata Cristina Marques, Rosa,Ana Paula Barletta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100010
Resumo: O presente estudo trata de questões referentes à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Teve por objetivo geral verificar a visão de alunos sem necessidades educativas especiais sobre a inclusão escolar. Participaram da pesquisa 40 alunos de escolas públicas de ensino básico com vivências diferentes quanto à inclusão (20 alunos que participavam da inclusão escolar e 20 que não participavam). Foi utilizado um questionário composto por três questões abertas. Os dados foram examinados mediante análise de conteúdo e análise estatística (qui-quadrado). Tais resultados revelaram que a maioria dos participantes demonstrou credibilidade à inclusão escolar, e apontaram várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando-se a discriminação social. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os participantes foram positivos.
id ABRAPEE-1_9f47c301fecf5a26553a61dd6fc1e542
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572005000100010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiaisEducaçãoAlunoExcepcionalidadeO presente estudo trata de questões referentes à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Teve por objetivo geral verificar a visão de alunos sem necessidades educativas especiais sobre a inclusão escolar. Participaram da pesquisa 40 alunos de escolas públicas de ensino básico com vivências diferentes quanto à inclusão (20 alunos que participavam da inclusão escolar e 20 que não participavam). Foi utilizado um questionário composto por três questões abertas. Os dados foram examinados mediante análise de conteúdo e análise estatística (qui-quadrado). Tais resultados revelaram que a maioria dos participantes demonstrou credibilidade à inclusão escolar, e apontaram várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando-se a discriminação social. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os participantes foram positivos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100010Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100010info:eu-repo/semantics/openAccessTessaro,Nilza SanchesWaricoda,Ana Sayuri RibeiroBolonheis,Renata Cristina MarquesRosa,Ana Paula Barlettapor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
title Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
spellingShingle Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
Tessaro,Nilza Sanches
Educação
Aluno
Excepcionalidade
title_short Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
title_full Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
title_fullStr Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
title_sort Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiais
author Tessaro,Nilza Sanches
author_facet Tessaro,Nilza Sanches
Waricoda,Ana Sayuri Ribeiro
Bolonheis,Renata Cristina Marques
Rosa,Ana Paula Barletta
author_role author
author2 Waricoda,Ana Sayuri Ribeiro
Bolonheis,Renata Cristina Marques
Rosa,Ana Paula Barletta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tessaro,Nilza Sanches
Waricoda,Ana Sayuri Ribeiro
Bolonheis,Renata Cristina Marques
Rosa,Ana Paula Barletta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aluno
Excepcionalidade
topic Educação
Aluno
Excepcionalidade
description O presente estudo trata de questões referentes à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Teve por objetivo geral verificar a visão de alunos sem necessidades educativas especiais sobre a inclusão escolar. Participaram da pesquisa 40 alunos de escolas públicas de ensino básico com vivências diferentes quanto à inclusão (20 alunos que participavam da inclusão escolar e 20 que não participavam). Foi utilizado um questionário composto por três questões abertas. Os dados foram examinados mediante análise de conteúdo e análise estatística (qui-quadrado). Tais resultados revelaram que a maioria dos participantes demonstrou credibilidade à inclusão escolar, e apontaram várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando-se a discriminação social. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os participantes foram positivos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572005000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604598812672