Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Patrícia Nunes da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gouveia,Valdiney V., Gouveia,Rildésia S. V., Pimentel,Carlos Eduardo, Medeiros,Emerson Diógenes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200008
Resumo: Esta pesquisa objetivou adaptar a Escala de Atitudes frente à Escola (EAE), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa. No Estudo 1 participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3. No Estudo 2 participaram 249 estudantes, predominando aqueles de escolas particulares (51%) e do sexo feminino (54,6%), com idade média de 14,6. Nos dois estudos, os participantes responderam a EAE e perguntas demográficas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise de Componentes Principais em que se observou a existência de um fator, explicando 33,9% da variância total (a= 0,73). No segundo estudo, comprovou-se através da análise fatorial confirmatória que este modelo unifatorial era aceitável (AGFI = 0,90 e RMSEA = 0,08), com a= 0,70. Concluiu-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada.
id ABRAPEE-1_be0be816f5c53a36b96dd91871f86ce0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572007000200008
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência internaAtitudesEscolasEstudantesEsta pesquisa objetivou adaptar a Escala de Atitudes frente à Escola (EAE), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa. No Estudo 1 participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3. No Estudo 2 participaram 249 estudantes, predominando aqueles de escolas particulares (51%) e do sexo feminino (54,6%), com idade média de 14,6. Nos dois estudos, os participantes responderam a EAE e perguntas demográficas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise de Componentes Principais em que se observou a existência de um fator, explicando 33,9% da variância total (a= 0,73). No segundo estudo, comprovou-se através da análise fatorial confirmatória que este modelo unifatorial era aceitável (AGFI = 0,90 e RMSEA = 0,08), com a= 0,70. Concluiu-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200008Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000200008info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Patrícia Nunes daGouveia,Valdiney V.Gouveia,Rildésia S. V.Pimentel,Carlos EduardoMedeiros,Emerson Diógenes depor2010-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
title Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
spellingShingle Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
Fonseca,Patrícia Nunes da
Atitudes
Escolas
Estudantes
title_short Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
title_full Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
title_fullStr Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
title_full_unstemmed Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
title_sort Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna
author Fonseca,Patrícia Nunes da
author_facet Fonseca,Patrícia Nunes da
Gouveia,Valdiney V.
Gouveia,Rildésia S. V.
Pimentel,Carlos Eduardo
Medeiros,Emerson Diógenes de
author_role author
author2 Gouveia,Valdiney V.
Gouveia,Rildésia S. V.
Pimentel,Carlos Eduardo
Medeiros,Emerson Diógenes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Patrícia Nunes da
Gouveia,Valdiney V.
Gouveia,Rildésia S. V.
Pimentel,Carlos Eduardo
Medeiros,Emerson Diógenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Escolas
Estudantes
topic Atitudes
Escolas
Estudantes
description Esta pesquisa objetivou adaptar a Escala de Atitudes frente à Escola (EAE), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa. No Estudo 1 participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3. No Estudo 2 participaram 249 estudantes, predominando aqueles de escolas particulares (51%) e do sexo feminino (54,6%), com idade média de 14,6. Nos dois estudos, os participantes responderam a EAE e perguntas demográficas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise de Componentes Principais em que se observou a existência de um fator, explicando 33,9% da variância total (a= 0,73). No segundo estudo, comprovou-se através da análise fatorial confirmatória que este modelo unifatorial era aceitável (AGFI = 0,90 e RMSEA = 0,08), com a= 0,70. Concluiu-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572007000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.2 2007
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604921774080