Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisol,Maria Teresa Ceron
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos,Carlos Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200275
Resumo: Resumo Este artigo objetiva analisar a compreensão que professores que atuam na 8ª série/9º ano do ensino fundamental, de um município localizado na região oeste de Santa Catarina possuem acerca das razões promotoras do bullying no ambiente escolar; a natureza destas razões; como avaliam as manifestações deste problema e quais as estratégias utilizadas pela escola para encaminhar situações de conflito entre os alunos. A base empírica deste artigo é uma pesquisa de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Identificaram-se, por parte dos professores pesquisados, alguns conhecimentos em relação ao bullying. Faz-se necessário repensar as matrizes curriculares dos cursos de formação dos futuros professores, articulando conhecimentos científicos e questões práticas que emergem do cotidiano escolar. A compreensão do problema bullying pelos professores terá repercussões na maneira como planejam e realizam suas intervenções no contexto da escola.
id ABRAPEE-1_c169f5fa63354b63f4ece69b4c72a826
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000200275
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolarBullyingescolaprofessores de ensino fundamentalResumo Este artigo objetiva analisar a compreensão que professores que atuam na 8ª série/9º ano do ensino fundamental, de um município localizado na região oeste de Santa Catarina possuem acerca das razões promotoras do bullying no ambiente escolar; a natureza destas razões; como avaliam as manifestações deste problema e quais as estratégias utilizadas pela escola para encaminhar situações de conflito entre os alunos. A base empírica deste artigo é uma pesquisa de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Identificaram-se, por parte dos professores pesquisados, alguns conhecimentos em relação ao bullying. Faz-se necessário repensar as matrizes curriculares dos cursos de formação dos futuros professores, articulando conhecimentos científicos e questões práticas que emergem do cotidiano escolar. A compreensão do problema bullying pelos professores terá repercussões na maneira como planejam e realizam suas intervenções no contexto da escola.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200275Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202964info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisol,Maria Teresa CeronCampos,Carlos Alexandrepor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200275Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
title Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
spellingShingle Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
Trevisol,Maria Teresa Ceron
Bullying
escola
professores de ensino fundamental
title_short Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
title_full Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
title_fullStr Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
title_full_unstemmed Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
title_sort Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar
author Trevisol,Maria Teresa Ceron
author_facet Trevisol,Maria Teresa Ceron
Campos,Carlos Alexandre
author_role author
author2 Campos,Carlos Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisol,Maria Teresa Ceron
Campos,Carlos Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
escola
professores de ensino fundamental
topic Bullying
escola
professores de ensino fundamental
description Resumo Este artigo objetiva analisar a compreensão que professores que atuam na 8ª série/9º ano do ensino fundamental, de um município localizado na região oeste de Santa Catarina possuem acerca das razões promotoras do bullying no ambiente escolar; a natureza destas razões; como avaliam as manifestações deste problema e quais as estratégias utilizadas pela escola para encaminhar situações de conflito entre os alunos. A base empírica deste artigo é uma pesquisa de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Identificaram-se, por parte dos professores pesquisados, alguns conhecimentos em relação ao bullying. Faz-se necessário repensar as matrizes curriculares dos cursos de formação dos futuros professores, articulando conhecimentos científicos e questões práticas que emergem do cotidiano escolar. A compreensão do problema bullying pelos professores terá repercussões na maneira como planejam e realizam suas intervenções no contexto da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200275
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150202964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606471569408