A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal,Viviane Prado Buiatti
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva,Silvia Maria Cintra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100011
Resumo: O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada junto aos psicólogos que atuam na rede pública de Saúde Mental em uma cidade do Triângulo Mineiro com a finalidade de verificar o movimento da demanda de queixas escolares nos ambulatórios, bem como a compreensão dos profissionais a respeito dessa questão. Verificou-se a existência de um alto índice de solicitações de atendimento de crianças entre cinco e treze anos de idade, com a maioria dos encaminhamentos advindos de escolas. Quanto à compreensão da queixa, observou-se uma visão essencialmente clínica e desconectada da escola; prevalece uma concepção de que existem principalmente questões emocionais por trás dela, e que a família está diretamente relacionada às dificuldades de aprendizagem dos filhos. Este estudo confirma dados de outras pesquisas na área escolar que compartilham do mesmo referencial teórico aqui utilizado, indicando a urgência da revisão curricular dos cursos de formação de psicólogos, no sentido de melhor instrumentalizar os profissionais egressos.
id ABRAPEE-1_ca84b1b730dc08683ee913b73a9d132f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572006000100011
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepçõesAvaliação educacionalTeorias psicológicasPsicologia aplicadaO presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada junto aos psicólogos que atuam na rede pública de Saúde Mental em uma cidade do Triângulo Mineiro com a finalidade de verificar o movimento da demanda de queixas escolares nos ambulatórios, bem como a compreensão dos profissionais a respeito dessa questão. Verificou-se a existência de um alto índice de solicitações de atendimento de crianças entre cinco e treze anos de idade, com a maioria dos encaminhamentos advindos de escolas. Quanto à compreensão da queixa, observou-se uma visão essencialmente clínica e desconectada da escola; prevalece uma concepção de que existem principalmente questões emocionais por trás dela, e que a família está diretamente relacionada às dificuldades de aprendizagem dos filhos. Este estudo confirma dados de outras pesquisas na área escolar que compartilham do mesmo referencial teórico aqui utilizado, indicando a urgência da revisão curricular dos cursos de formação de psicólogos, no sentido de melhor instrumentalizar os profissionais egressos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100011Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessMarçal,Viviane Prado BuiattiSilva,Silvia Maria Cintra dapor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
title A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
spellingShingle A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
Marçal,Viviane Prado Buiatti
Avaliação educacional
Teorias psicológicas
Psicologia aplicada
title_short A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
title_full A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
title_fullStr A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
title_full_unstemmed A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
title_sort A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções
author Marçal,Viviane Prado Buiatti
author_facet Marçal,Viviane Prado Buiatti
Silva,Silvia Maria Cintra da
author_role author
author2 Silva,Silvia Maria Cintra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal,Viviane Prado Buiatti
Silva,Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Teorias psicológicas
Psicologia aplicada
topic Avaliação educacional
Teorias psicológicas
Psicologia aplicada
description O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada junto aos psicólogos que atuam na rede pública de Saúde Mental em uma cidade do Triângulo Mineiro com a finalidade de verificar o movimento da demanda de queixas escolares nos ambulatórios, bem como a compreensão dos profissionais a respeito dessa questão. Verificou-se a existência de um alto índice de solicitações de atendimento de crianças entre cinco e treze anos de idade, com a maioria dos encaminhamentos advindos de escolas. Quanto à compreensão da queixa, observou-se uma visão essencialmente clínica e desconectada da escola; prevalece uma concepção de que existem principalmente questões emocionais por trás dela, e que a família está diretamente relacionada às dificuldades de aprendizagem dos filhos. Este estudo confirma dados de outras pesquisas na área escolar que compartilham do mesmo referencial teórico aqui utilizado, indicando a urgência da revisão curricular dos cursos de formação de psicólogos, no sentido de melhor instrumentalizar os profissionais egressos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572006000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604636561408