BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100309 |
Resumo: | RESUMO O bullying é um dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes nas escolas. Este estudo teve por objetivo examinar evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do desengajamento moral no envolvimento de estudantes em situações de bullying. Para tanto, foi realizada revisão sistemática com metanálise e consulta a oito bases de dados. As publicações elegíveis foram analisadas por meio da análise conceitual e do pacote estatístico Metafor. O estudo foi registrado na base PROSPERO. No total, 15 artigos foram incluídos na revisão. Os dados evidenciam que o desengajamento moral é um forte preditor para o comportamento de bullying (OR 0,27; IC95%: 0,18, 0,35) e estudantes propensos a se desengajarem moralmente podem praticar mais bullying quando comparados com estudantes com maior engajamento moral. Conclui-se que fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying. |
id |
ABRAPEE-1_d23b6eefdd1d711f60b7fc8c3c8fb044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572021000100309 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISEdesenvolvimento moralviolência escolarbullyingRESUMO O bullying é um dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes nas escolas. Este estudo teve por objetivo examinar evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do desengajamento moral no envolvimento de estudantes em situações de bullying. Para tanto, foi realizada revisão sistemática com metanálise e consulta a oito bases de dados. As publicações elegíveis foram analisadas por meio da análise conceitual e do pacote estatístico Metafor. O estudo foi registrado na base PROSPERO. No total, 15 artigos foram incluídos na revisão. Os dados evidenciam que o desengajamento moral é um forte preditor para o comportamento de bullying (OR 0,27; IC95%: 0,18, 0,35) e estudantes propensos a se desengajarem moralmente podem praticar mais bullying quando comparados com estudantes com maior engajamento moral. Conclui-se que fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100309Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021223346info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Wanderlei Abadio deSilva,Jorge Luiz daRisk,Eduardo NameKomatsu,André VilelaSilva,Marta Angélica IossiSantos,Manoel Antônio dospor2021-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100309Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-08-09T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
title |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
spellingShingle |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE Oliveira,Wanderlei Abadio de desenvolvimento moral violência escolar bullying |
title_short |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
title_full |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
title_fullStr |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
title_full_unstemmed |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
title_sort |
BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE |
author |
Oliveira,Wanderlei Abadio de |
author_facet |
Oliveira,Wanderlei Abadio de Silva,Jorge Luiz da Risk,Eduardo Name Komatsu,André Vilela Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Manoel Antônio dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Jorge Luiz da Risk,Eduardo Name Komatsu,André Vilela Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Manoel Antônio dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Wanderlei Abadio de Silva,Jorge Luiz da Risk,Eduardo Name Komatsu,André Vilela Silva,Marta Angélica Iossi Santos,Manoel Antônio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento moral violência escolar bullying |
topic |
desenvolvimento moral violência escolar bullying |
description |
RESUMO O bullying é um dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes nas escolas. Este estudo teve por objetivo examinar evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do desengajamento moral no envolvimento de estudantes em situações de bullying. Para tanto, foi realizada revisão sistemática com metanálise e consulta a oito bases de dados. As publicações elegíveis foram analisadas por meio da análise conceitual e do pacote estatístico Metafor. O estudo foi registrado na base PROSPERO. No total, 15 artigos foram incluídos na revisão. Os dados evidenciam que o desengajamento moral é um forte preditor para o comportamento de bullying (OR 0,27; IC95%: 0,18, 0,35) e estudantes propensos a se desengajarem moralmente podem praticar mais bullying quando comparados com estudantes com maior engajamento moral. Conclui-se que fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100309 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392021223346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607518048256 |