Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Ana Priscila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Weber,Lidia Natalia Dobrianskyj
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200013
Resumo: Professores orientam os comportamentos das crianças estabelecendo diferentes climas emocionais no uso das estratégias educativas em sala de aula. Esse trabalho busca delinear uma análise dos estilos de liderança de professores aplicando o modelo de estilos parentais. Inicialmente, foi feita uma análise de literatura realizando uma busca nas bases de dados: Scielo, Science Direct e Scopus, utilizando os descritores: teachers' leadership styles, teachers' teaching styles e school leadership. Com essa busca constatou-se que existem diversas definições, formas de análise e variáveis estudadas, conforme a teoria adotada. Posteriormente, foi realizada a análise da relação professor-aluno aplicando o modelo de estilos parentais, que apresenta uma análise do sistema das relações a partir de duas dimensões: responsividade e exigência. Assim, foram categorizados quatro estilos de liderança: autoritário, permissivo, negligente e participativo. Conclui-se que o modelo de estilo parental fornece uma boa base teórica para pautar a análise dos estilos de liderança de professores.
id ABRAPEE-1_dabe345ed998047784524d3b55dd05e4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000200013
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentaisInteração professor-alunoestilo parentalatitudes do professorProfessores orientam os comportamentos das crianças estabelecendo diferentes climas emocionais no uso das estratégias educativas em sala de aula. Esse trabalho busca delinear uma análise dos estilos de liderança de professores aplicando o modelo de estilos parentais. Inicialmente, foi feita uma análise de literatura realizando uma busca nas bases de dados: Scielo, Science Direct e Scopus, utilizando os descritores: teachers' leadership styles, teachers' teaching styles e school leadership. Com essa busca constatou-se que existem diversas definições, formas de análise e variáveis estudadas, conforme a teoria adotada. Posteriormente, foi realizada a análise da relação professor-aluno aplicando o modelo de estilos parentais, que apresenta uma análise do sistema das relações a partir de duas dimensões: responsividade e exigência. Assim, foram categorizados quatro estilos de liderança: autoritário, permissivo, negligente e participativo. Conclui-se que o modelo de estilo parental fornece uma boa base teórica para pautar a análise dos estilos de liderança de professores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200013Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.2 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Ana PriscilaWeber,Lidia Natalia Dobrianskyjpor2013-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-01-08T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
title Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
spellingShingle Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
Batista,Ana Priscila
Interação professor-aluno
estilo parental
atitudes do professor
title_short Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
title_full Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
title_fullStr Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
title_full_unstemmed Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
title_sort Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais
author Batista,Ana Priscila
author_facet Batista,Ana Priscila
Weber,Lidia Natalia Dobrianskyj
author_role author
author2 Weber,Lidia Natalia Dobrianskyj
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Ana Priscila
Weber,Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.subject.por.fl_str_mv Interação professor-aluno
estilo parental
atitudes do professor
topic Interação professor-aluno
estilo parental
atitudes do professor
description Professores orientam os comportamentos das crianças estabelecendo diferentes climas emocionais no uso das estratégias educativas em sala de aula. Esse trabalho busca delinear uma análise dos estilos de liderança de professores aplicando o modelo de estilos parentais. Inicialmente, foi feita uma análise de literatura realizando uma busca nas bases de dados: Scielo, Science Direct e Scopus, utilizando os descritores: teachers' leadership styles, teachers' teaching styles e school leadership. Com essa busca constatou-se que existem diversas definições, formas de análise e variáveis estudadas, conforme a teoria adotada. Posteriormente, foi realizada a análise da relação professor-aluno aplicando o modelo de estilos parentais, que apresenta uma análise do sistema das relações a partir de duas dimensões: responsividade e exigência. Assim, foram categorizados quatro estilos de liderança: autoritário, permissivo, negligente e participativo. Conclui-se que o modelo de estilo parental fornece uma boa base teórica para pautar a análise dos estilos de liderança de professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.2 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605694574592