Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada,Paula Costa de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza,Vera Lúcia Trevisan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200359
Resumo: Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões que resultem na ampliação da consciência dos professores da rede pública de ensino. Nossos sujeitos são dois grupos de professores das redes municipal e estadual do interior de São Paulo.Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta é construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Nosso método fundamenta-se no Materialismo Dialético e utilizamos as expressões afetivas como unidade de estudo baseando-nos nas reflexões de Vigotski. Os dados apontam que o sofrimento no trabalho docente é grande, mas as danças circulares, respaldadas nos conceitos de Vigotski, podem se converter em porta de acesso à afetividade dos sujeitos e, assim, viabilizar a configuração de novos sentidos e significados - caminho este para o desenvolvimento da consciência.
id ABRAPEE-1_df06e738ed2cc5db947ec2b49767c882
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200359
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciênciaPsicologia Histórico-CulturalPsicologia escolarConsciência.Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões que resultem na ampliação da consciência dos professores da rede pública de ensino. Nossos sujeitos são dois grupos de professores das redes municipal e estadual do interior de São Paulo.Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta é construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Nosso método fundamenta-se no Materialismo Dialético e utilizamos as expressões afetivas como unidade de estudo baseando-nos nas reflexões de Vigotski. Os dados apontam que o sofrimento no trabalho docente é grande, mas as danças circulares, respaldadas nos conceitos de Vigotski, podem se converter em porta de acesso à afetividade dos sujeitos e, assim, viabilizar a configuração de novos sentidos e significados - caminho este para o desenvolvimento da consciência.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200359Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192855info:eu-repo/semantics/openAccessAndrada,Paula Costa deSouza,Vera Lúcia Trevisan depor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200359Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
title Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
spellingShingle Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
Andrada,Paula Costa de
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia escolar
Consciência.
title_short Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
title_full Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
title_fullStr Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
title_full_unstemmed Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
title_sort Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência
author Andrada,Paula Costa de
author_facet Andrada,Paula Costa de
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author_role author
author2 Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada,Paula Costa de
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia escolar
Consciência.
topic Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia escolar
Consciência.
description Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões que resultem na ampliação da consciência dos professores da rede pública de ensino. Nossos sujeitos são dois grupos de professores das redes municipal e estadual do interior de São Paulo.Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta é construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Nosso método fundamenta-se no Materialismo Dialético e utilizamos as expressões afetivas como unidade de estudo baseando-nos nas reflexões de Vigotski. Os dados apontam que o sofrimento no trabalho docente é grande, mas as danças circulares, respaldadas nos conceitos de Vigotski, podem se converter em porta de acesso à afetividade dos sujeitos e, assim, viabilizar a configuração de novos sentidos e significados - caminho este para o desenvolvimento da consciência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200359
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606155948032