Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitta,Karina Brunini
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Santos,Ligia Angeli Dias dos, Escher,Carolina de Aragão, Bariani,Isabel Cristina Dib
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200005
Resumo: Esta pesquisa pretendeu verificar se há impacto das experiências em Iniciação Científica nos Estilos Cognitivos, segundo universitárias. A coleta de dados foi realizada com oito alunas de Psicologia, aplicandose uma escala e entrevistas. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Constatou-se que: não há predominância dos Estilos quanto à área e modalidade de pesquisa; todos apresentaram Divergência de Pensamento e predomínio de Reflexividade de Resposta; a maioria concordou com os Estilos avaliados e considerou como positivos aqueles que se modificaram. As principais variáveis responsáveis pelas alterações foram: orientador, atividades e trabalho em grupo. Pode-se concluir que a Iniciação Científica é um dos fatores que interfere no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
id ABRAPEE-1_e083a5b61c0b5fa6aa3e90891cee296b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572000000200005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científicaEstudantes UniversitáriosEstilos CognitivosIniciação CientíficaEsta pesquisa pretendeu verificar se há impacto das experiências em Iniciação Científica nos Estilos Cognitivos, segundo universitárias. A coleta de dados foi realizada com oito alunas de Psicologia, aplicandose uma escala e entrevistas. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Constatou-se que: não há predominância dos Estilos quanto à área e modalidade de pesquisa; todos apresentaram Divergência de Pensamento e predomínio de Reflexividade de Resposta; a maioria concordou com os Estilos avaliados e considerou como positivos aqueles que se modificaram. As principais variáveis responsáveis pelas alterações foram: orientador, atividades e trabalho em grupo. Pode-se concluir que a Iniciação Científica é um dos fatores que interfere no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200005Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572000000200005info:eu-repo/semantics/openAccessPitta,Karina BruniniSantos,Ligia Angeli Dias dosEscher,Carolina de AragãoBariani,Isabel Cristina Dibpor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572000000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
title Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
spellingShingle Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
Pitta,Karina Brunini
Estudantes Universitários
Estilos Cognitivos
Iniciação Científica
title_short Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
title_full Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
title_fullStr Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
title_full_unstemmed Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
title_sort Estilos cognitivos de estudantes de psicologia: impacto da experiência em iniciação científica
author Pitta,Karina Brunini
author_facet Pitta,Karina Brunini
Santos,Ligia Angeli Dias dos
Escher,Carolina de Aragão
Bariani,Isabel Cristina Dib
author_role author
author2 Santos,Ligia Angeli Dias dos
Escher,Carolina de Aragão
Bariani,Isabel Cristina Dib
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitta,Karina Brunini
Santos,Ligia Angeli Dias dos
Escher,Carolina de Aragão
Bariani,Isabel Cristina Dib
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes Universitários
Estilos Cognitivos
Iniciação Científica
topic Estudantes Universitários
Estilos Cognitivos
Iniciação Científica
description Esta pesquisa pretendeu verificar se há impacto das experiências em Iniciação Científica nos Estilos Cognitivos, segundo universitárias. A coleta de dados foi realizada com oito alunas de Psicologia, aplicandose uma escala e entrevistas. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Constatou-se que: não há predominância dos Estilos quanto à área e modalidade de pesquisa; todos apresentaram Divergência de Pensamento e predomínio de Reflexividade de Resposta; a maioria concordou com os Estilos avaliados e considerou como positivos aqueles que se modificaram. As principais variáveis responsáveis pelas alterações foram: orientador, atividades e trabalho em grupo. Pode-se concluir que a Iniciação Científica é um dos fatores que interfere no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572000000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604167847936