A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100163 |
Resumo: | Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se, por meio de indexadores nacionais e internacionais, uma busca em periódicos científicos por artigos que tratassem da queixa/fracasso escolar (dificuldade de aprendizagem). Com o estudo objetivamos verificar as perspectivas teóricas e as concepções de queixa/fracasso escolar presentes nesses artigos. Os 77 artigos encontrados foram estruturados a partir de categorias e analisados do ponto de vista da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que as concepções que embasam as reflexões sobre a queixa/fracasso escolar são centradas no indivíduo (67%), voltadas à questão institucional (9%), relacionadas à formação profissional (5%) e não centradas no indivíduo (19%). Quanto à perspectiva teórica, destaca-se uma perspectiva não crítica (65%). Enfatizamos que as produções científicas devem contribuir para desvelar a crença de que as crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem são naturalmente fracassadas, e que é preciso refletir por que tantos estudos ainda têm como foco o insucesso escolar. |
id |
ABRAPEE-1_e2ffd44d266f82de0ea611a9c8780598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000100163 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-CulturalFracasso escolardificuldades de aprendizagemPsicologia Histórico-CulturalPara o desenvolvimento deste estudo realizou-se, por meio de indexadores nacionais e internacionais, uma busca em periódicos científicos por artigos que tratassem da queixa/fracasso escolar (dificuldade de aprendizagem). Com o estudo objetivamos verificar as perspectivas teóricas e as concepções de queixa/fracasso escolar presentes nesses artigos. Os 77 artigos encontrados foram estruturados a partir de categorias e analisados do ponto de vista da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que as concepções que embasam as reflexões sobre a queixa/fracasso escolar são centradas no indivíduo (67%), voltadas à questão institucional (9%), relacionadas à formação profissional (5%) e não centradas no indivíduo (19%). Quanto à perspectiva teórica, destaca-se uma perspectiva não crítica (65%). Enfatizamos que as produções científicas devem contribuir para desvelar a crença de que as crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem são naturalmente fracassadas, e que é preciso refletir por que tantos estudos ainda têm como foco o insucesso escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100163Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191816info:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo,Nilza Sanches TessaroLeal,Záira Fátima de Rezende GonzalezRossato,Solange Pereira Marquespor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100163Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
spellingShingle |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Fracasso escolar dificuldades de aprendizagem Psicologia Histórico-Cultural |
title_short |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_fullStr |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_sort |
A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
author |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro |
author_facet |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez Rossato,Solange Pereira Marques |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez Rossato,Solange Pereira Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Leal,Záira Fátima de Rezende Gonzalez Rossato,Solange Pereira Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar dificuldades de aprendizagem Psicologia Histórico-Cultural |
topic |
Fracasso escolar dificuldades de aprendizagem Psicologia Histórico-Cultural |
description |
Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se, por meio de indexadores nacionais e internacionais, uma busca em periódicos científicos por artigos que tratassem da queixa/fracasso escolar (dificuldade de aprendizagem). Com o estudo objetivamos verificar as perspectivas teóricas e as concepções de queixa/fracasso escolar presentes nesses artigos. Os 77 artigos encontrados foram estruturados a partir de categorias e analisados do ponto de vista da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que as concepções que embasam as reflexões sobre a queixa/fracasso escolar são centradas no indivíduo (67%), voltadas à questão institucional (9%), relacionadas à formação profissional (5%) e não centradas no indivíduo (19%). Quanto à perspectiva teórica, destaca-se uma perspectiva não crítica (65%). Enfatizamos que as produções científicas devem contribuir para desvelar a crença de que as crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem são naturalmente fracassadas, e que é preciso refletir por que tantos estudos ainda têm como foco o insucesso escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100163 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0191816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606130782208 |