Caminhos para a construção de um futuro com esperança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571999000100008 |
Resumo: | O desafio atual da educação é o de incentivar caminhos criativos para se construir um mundo futuro com esperança, face às repetidas mudanças de vida cotidiana da organização social, das formas de comunicação, das instituições e da cultura através de uma visão transdisciplinar lúcida, crítica e realista, poderá se perceber melhor o que é mais essencial para a sobrevivência da humanidade, o que pressupõe articular ciências, artes, tecnologia e crença. Propõe-se a "razão aberta" como modelo no sentido de assimilar os elos da cadeia: ordem e desordem, interação e organização no paradigma da complexidade, assim como a do jogo combinatório, a do sistema de unidade complexa, considerando a metamorfose epistemológica, dentro de uma ética que garante a qualidade de vida, a conquista da autonomia na base de interdependência das gerações com um novo olhar da razão, verdade, memória e história. |
id |
ABRAPEE-1_ed951ce715c3d39db499cdc77f59daf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85571999000100008 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos para a construção de um futuro com esperançaCriatividadeFuturoComplexidadeO desafio atual da educação é o de incentivar caminhos criativos para se construir um mundo futuro com esperança, face às repetidas mudanças de vida cotidiana da organização social, das formas de comunicação, das instituições e da cultura através de uma visão transdisciplinar lúcida, crítica e realista, poderá se perceber melhor o que é mais essencial para a sobrevivência da humanidade, o que pressupõe articular ciências, artes, tecnologia e crença. Propõe-se a "razão aberta" como modelo no sentido de assimilar os elos da cadeia: ordem e desordem, interação e organização no paradigma da complexidade, assim como a do jogo combinatório, a do sistema de unidade complexa, considerando a metamorfose epistemológica, dentro de uma ética que garante a qualidade de vida, a conquista da autonomia na base de interdependência das gerações com um novo olhar da razão, verdade, memória e história.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571999000100008Psicologia Escolar e Educacional v.3 n.1 1999reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85571999000100008info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes,Maria Helenapor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571999000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
title |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
spellingShingle |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança Novaes,Maria Helena Criatividade Futuro Complexidade |
title_short |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
title_full |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
title_fullStr |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
title_full_unstemmed |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
title_sort |
Caminhos para a construção de um futuro com esperança |
author |
Novaes,Maria Helena |
author_facet |
Novaes,Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Futuro Complexidade |
topic |
Criatividade Futuro Complexidade |
description |
O desafio atual da educação é o de incentivar caminhos criativos para se construir um mundo futuro com esperança, face às repetidas mudanças de vida cotidiana da organização social, das formas de comunicação, das instituições e da cultura através de uma visão transdisciplinar lúcida, crítica e realista, poderá se perceber melhor o que é mais essencial para a sobrevivência da humanidade, o que pressupõe articular ciências, artes, tecnologia e crença. Propõe-se a "razão aberta" como modelo no sentido de assimilar os elos da cadeia: ordem e desordem, interação e organização no paradigma da complexidade, assim como a do jogo combinatório, a do sistema de unidade complexa, considerando a metamorfose epistemológica, dentro de uma ética que garante a qualidade de vida, a conquista da autonomia na base de interdependência das gerações com um novo olhar da razão, verdade, memória e história. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571999000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571999000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85571999000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.3 n.1 1999 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604144779264 |