I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003 |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados. |
id |
ABRAPEE-1_efcadfe3b76db3fd71b1802dd619d163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572003000200003 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia EducacionalCientometriapesquisaciência brasileirapublicaçãoconhecimento científicoEste trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosOliveira,Katya Luciane deJoly,Maria Cristina Rodrigues AzevedoSuehiro,Adriana Cristina Boulhoçapor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572003000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
title |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
spellingShingle |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Cientometria pesquisa ciência brasileira publicação conhecimento científico |
title_short |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
title_full |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
title_fullStr |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
title_full_unstemmed |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
title_sort |
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional |
author |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_facet |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Oliveira,Katya Luciane de Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Katya Luciane de Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Oliveira,Katya Luciane de Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cientometria pesquisa ciência brasileira publicação conhecimento científico |
topic |
Cientometria pesquisa ciência brasileira publicação conhecimento científico |
description |
Este trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572003000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604495003648 |