I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira,Katya Luciane de, Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo, Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados.
id ABRAPEE-1_efcadfe3b76db3fd71b1802dd619d163
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572003000200003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia EducacionalCientometriapesquisaciência brasileirapublicaçãoconhecimento científicoEste trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Acácia Aparecida Angeli dosOliveira,Katya Luciane deJoly,Maria Cristina Rodrigues AzevedoSuehiro,Adriana Cristina Boulhoçapor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572003000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
title I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
spellingShingle I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Cientometria
pesquisa
ciência brasileira
publicação
conhecimento científico
title_short I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
title_full I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
title_fullStr I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
title_full_unstemmed I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
title_sort I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
author Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_facet Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Oliveira,Katya Luciane de
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author_role author
author2 Oliveira,Katya Luciane de
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Oliveira,Katya Luciane de
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
dc.subject.por.fl_str_mv Cientometria
pesquisa
ciência brasileira
publicação
conhecimento científico
topic Cientometria
pesquisa
ciência brasileira
publicação
conhecimento científico
description Este trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572003000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604495003648