Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Kelly Cristina de Lara
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Largura,Walmor de Almeida Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.
id ABRAPEE-1_fc5e9be5588d4dba1e6c8b964a66267b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572000000200002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunosCriatividadeFormação em PsicologiaAtuação do psicólogoEste trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Kelly Cristina de LaraLargura,Walmor de Almeida Nogueirapor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
title Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
spellingShingle Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
Campos,Kelly Cristina de Lara
Criatividade
Formação em Psicologia
Atuação do psicólogo
title_short Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
title_full Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
title_fullStr Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
title_full_unstemmed Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
title_sort Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
author Campos,Kelly Cristina de Lara
author_facet Campos,Kelly Cristina de Lara
Largura,Walmor de Almeida Nogueira
author_role author
author2 Largura,Walmor de Almeida Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Kelly Cristina de Lara
Largura,Walmor de Almeida Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Formação em Psicologia
Atuação do psicólogo
topic Criatividade
Formação em Psicologia
Atuação do psicólogo
description Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572000000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604160507904