Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo. |
id |
ABRAPEE-1_fc5e9be5588d4dba1e6c8b964a66267b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572000000200002 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunosCriatividadeFormação em PsicologiaAtuação do psicólogoEste trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Kelly Cristina de LaraLargura,Walmor de Almeida Nogueirapor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
title |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
spellingShingle |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos Campos,Kelly Cristina de Lara Criatividade Formação em Psicologia Atuação do psicólogo |
title_short |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
title_full |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
title_fullStr |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
title_full_unstemmed |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
title_sort |
Criatividade na formação de psicólogos: percepção de alunos |
author |
Campos,Kelly Cristina de Lara |
author_facet |
Campos,Kelly Cristina de Lara Largura,Walmor de Almeida Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Largura,Walmor de Almeida Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos,Kelly Cristina de Lara Largura,Walmor de Almeida Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Formação em Psicologia Atuação do psicólogo |
topic |
Criatividade Formação em Psicologia Atuação do psicólogo |
description |
Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos de 5° ano de Psicologia sobre o conceito criatividade e sua importância na formação e no exercício profissional em Psicologia. Foram sujeitos 20 alunos de uma universidade privada, que responderam a um questionário contendo dados pessoais e quatro questões semi-abertas, versando sobre conceito de criatividade; percepção sobre sua própria criatividade; importância desta no trabalho do psicólogo; e o espaço propiciado no curso de Psicologia. Os resultados demonstraram que o conceito de criatividade para os sujeitos está ligado à busca de novas soluções, à inovação e a ser original, sendo que 85% dos sujeitos consideraram-se criativos. A cri atividade foi avaliada como importante para atuação do psicólogo (95%), embora sua presença não seja sistemática na formação do psicólogo. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572000000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.4 n.2 2000 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604160507904 |