PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farsani,Danyal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues,Jackeline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100327
Resumo: RESUMO Este artigo relata um estudo realizado sobre a interação professor-aluno em uma escola pública dos anos iniciais, na cidade de Santiago, Chile. O estudo realizou uma análise quantitativa dos quadros das imagens capturadas por uma minicâmera montada em óculos de um grupo de 18 estudantes. Os quadros selecionados foram os que a professora aparece no campo visual dos alunos. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de proxêmica e os resultados mostram que há momentos em que a professora da sala de aula interage com os alunos em um nível mais próximo e, em outros, há um distanciamento maior. Além disso, foi possível identificar diferenças entre meninos e meninas quanto aos padrões proxêmicos de envolvimento visual na interação. Os resultados deste estudo sinalizam novos sentidos para a análise da interação professor-aluno com foco em aspectos não verbais na construção das relações de ensino e aprendizagem.
id ABRAPEE-1_fffc9242a92a68693d81d79e40582b0c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100327
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULAinteração professor-estudanteproxêmicacomunicação não-verbalRESUMO Este artigo relata um estudo realizado sobre a interação professor-aluno em uma escola pública dos anos iniciais, na cidade de Santiago, Chile. O estudo realizou uma análise quantitativa dos quadros das imagens capturadas por uma minicâmera montada em óculos de um grupo de 18 estudantes. Os quadros selecionados foram os que a professora aparece no campo visual dos alunos. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de proxêmica e os resultados mostram que há momentos em que a professora da sala de aula interage com os alunos em um nível mais próximo e, em outros, há um distanciamento maior. Além disso, foi possível identificar diferenças entre meninos e meninas quanto aos padrões proxêmicos de envolvimento visual na interação. Os resultados deste estudo sinalizam novos sentidos para a análise da interação professor-aluno com foco em aspectos não verbais na construção das relações de ensino e aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100327Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021229866info:eu-repo/semantics/openAccessFarsani,DanyalRodrigues,Jackelinepor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100327Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-01T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
spellingShingle PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Farsani,Danyal
interação professor-estudante
proxêmica
comunicação não-verbal
title_short PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_fullStr PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_sort PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
author Farsani,Danyal
author_facet Farsani,Danyal
Rodrigues,Jackeline
author_role author
author2 Rodrigues,Jackeline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farsani,Danyal
Rodrigues,Jackeline
dc.subject.por.fl_str_mv interação professor-estudante
proxêmica
comunicação não-verbal
topic interação professor-estudante
proxêmica
comunicação não-verbal
description RESUMO Este artigo relata um estudo realizado sobre a interação professor-aluno em uma escola pública dos anos iniciais, na cidade de Santiago, Chile. O estudo realizou uma análise quantitativa dos quadros das imagens capturadas por uma minicâmera montada em óculos de um grupo de 18 estudantes. Os quadros selecionados foram os que a professora aparece no campo visual dos alunos. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de proxêmica e os resultados mostram que há momentos em que a professora da sala de aula interage com os alunos em um nível mais próximo e, em outros, há um distanciamento maior. Além disso, foi possível identificar diferenças entre meninos e meninas quanto aos padrões proxêmicos de envolvimento visual na interação. Os resultados deste estudo sinalizam novos sentidos para a análise da interação professor-aluno com foco em aspectos não verbais na construção das relações de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100327
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021229866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607701549056