COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroeff,Renata Fischer da Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maraschin,Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100214
Resumo: Resumo O estudo aborda processos cognitivos e emocionais em espaços híbridos físicos-digitais. Descreve como a experiência emocional, os processos cognitivos e o acoplamento à tecnologia exercem uma função importante para a produção de narrativas relativas às práticas de jogo. Como base empírica, realizaram-se oficinas nas quais os participantes exploraram um jogo digital baseado em localização. Como indicadores de análise, observou-se a emergência de dois níveis de produção de sentido nas narrativas: um relacionado às descrições da programação e outro relacionado à performance do jogador - sua forma de estar presente e de agir no contexto. Argumenta-se que as performances de jogo constituem narrativas que nos permitem observar formas singulares de experimentação do espaço. Tais formas são tributárias do emocionar e do tensionamento, reconfiguração e manutenção do acoplamento estrutural que um sujeito-jogador estabelece com seu mundo-contexto de jogo.
id ABRAPSO-1_23365b14ac949dccfe3e57b3e0852d70
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822020000100214
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVOJogomóvel locativoCogniçãoExperiência de jogoEmoçãoAutopoieseResumo O estudo aborda processos cognitivos e emocionais em espaços híbridos físicos-digitais. Descreve como a experiência emocional, os processos cognitivos e o acoplamento à tecnologia exercem uma função importante para a produção de narrativas relativas às práticas de jogo. Como base empírica, realizaram-se oficinas nas quais os participantes exploraram um jogo digital baseado em localização. Como indicadores de análise, observou-se a emergência de dois níveis de produção de sentido nas narrativas: um relacionado às descrições da programação e outro relacionado à performance do jogador - sua forma de estar presente e de agir no contexto. Argumenta-se que as performances de jogo constituem narrativas que nos permitem observar formas singulares de experimentação do espaço. Tais formas são tributárias do emocionar e do tensionamento, reconfiguração e manutenção do acoplamento estrutural que um sujeito-jogador estabelece com seu mundo-contexto de jogo.Associação Brasileira de Psicologia Social2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100214Psicologia & Sociedade v.32 2020reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2020v32191144info:eu-repo/semantics/openAccessKroeff,Renata Fischer da SilveiraMaraschin,Clecipor2020-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822020000100214Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2020-05-28T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
title COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
spellingShingle COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
Kroeff,Renata Fischer da Silveira
Jogomóvel locativo
Cognição
Experiência de jogo
Emoção
Autopoiese
title_short COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
title_full COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
title_fullStr COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
title_full_unstemmed COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
title_sort COENGENDRAMENTO ENTRE COGNIÇÃO E EMOÇÃO EM UM JOGO MÓVEL LOCATIVO
author Kroeff,Renata Fischer da Silveira
author_facet Kroeff,Renata Fischer da Silveira
Maraschin,Cleci
author_role author
author2 Maraschin,Cleci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroeff,Renata Fischer da Silveira
Maraschin,Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Jogomóvel locativo
Cognição
Experiência de jogo
Emoção
Autopoiese
topic Jogomóvel locativo
Cognição
Experiência de jogo
Emoção
Autopoiese
description Resumo O estudo aborda processos cognitivos e emocionais em espaços híbridos físicos-digitais. Descreve como a experiência emocional, os processos cognitivos e o acoplamento à tecnologia exercem uma função importante para a produção de narrativas relativas às práticas de jogo. Como base empírica, realizaram-se oficinas nas quais os participantes exploraram um jogo digital baseado em localização. Como indicadores de análise, observou-se a emergência de dois níveis de produção de sentido nas narrativas: um relacionado às descrições da programação e outro relacionado à performance do jogador - sua forma de estar presente e de agir no contexto. Argumenta-se que as performances de jogo constituem narrativas que nos permitem observar formas singulares de experimentação do espaço. Tais formas são tributárias do emocionar e do tensionamento, reconfiguração e manutenção do acoplamento estrutural que um sujeito-jogador estabelece com seu mundo-contexto de jogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2020v32191144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.32 2020
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212536041865216