DIALOGIA E INSIGHT: NARRATIVAS DE PAIS E FILHOS SOBRE O TRANSTORNO DE ASPERGER
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
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Resumo: | Resumo O presente estudo objetivou investigar os processos de insight em sujeitos com Transtorno de Asperger (TA). Entende-se por insight o conhecimento do próprio diagnóstico e os sentidos construídos a partir deste. O desenvolvimento doinsight é aqui compreendido não como função restrita à vida mental pessoal, mas como fenômeno intersubjetivo, forjado nas relações sociais. O arcabouço teórico que subsidia a presente pesquisa é a perspectiva genética de desenvolvimento avançada pela psicologia histórico-cultural. Para tanto, foram propostas a três díades de pais e adolescentes diagnosticados com TA duas tarefas de produção narrativa que investigaram aspectos relacionados às experiências Asperger. Os resultados sugerem que a característica central dos processos de insight no TA pode ser descrita como disrupção na transição do modo monológico para o modo dialógico de pensamento. Acredita-se que os resultados aqui encontrados contribuem para a compreensão da singularidade e eventicidade da existência e da experiência subjetiva. |
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DIALOGIA E INSIGHT: NARRATIVAS DE PAIS E FILHOS SOBRE O TRANSTORNO DE ASPERGERInsightAspergerPsicologia Histórico-culturalDialogismoResumo O presente estudo objetivou investigar os processos de insight em sujeitos com Transtorno de Asperger (TA). Entende-se por insight o conhecimento do próprio diagnóstico e os sentidos construídos a partir deste. O desenvolvimento doinsight é aqui compreendido não como função restrita à vida mental pessoal, mas como fenômeno intersubjetivo, forjado nas relações sociais. O arcabouço teórico que subsidia a presente pesquisa é a perspectiva genética de desenvolvimento avançada pela psicologia histórico-cultural. Para tanto, foram propostas a três díades de pais e adolescentes diagnosticados com TA duas tarefas de produção narrativa que investigaram aspectos relacionados às experiências Asperger. Os resultados sugerem que a característica central dos processos de insight no TA pode ser descrita como disrupção na transição do modo monológico para o modo dialógico de pensamento. Acredita-se que os resultados aqui encontrados contribuem para a compreensão da singularidade e eventicidade da existência e da experiência subjetiva.Associação Brasileira de Psicologia Social2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100233Psicologia & Sociedade v.32 2020reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2020v32202824info:eu-repo/semantics/openAccessVilar,CarolinaGuerra,AmandaFalcão,JorgeHazin,Izabelpor2020-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822020000100233Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2020-11-17T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
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