Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De-Nardin,Maria Helena
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sordi,Regina Orgler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014
Resumo: O presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado.
id ABRAPSO-1_33cc5a7acc37fe8f9413f8d63d33265d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822007000100014
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagemaprendizagematençãorecognição/invençãoO presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado.Associação Brasileira de Psicologia Social2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822007000100014info:eu-repo/semantics/openAccessDe-Nardin,Maria HelenaSordi,Regina Orglerpor2007-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822007000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2007-05-28T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
title Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
spellingShingle Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
De-Nardin,Maria Helena
aprendizagem
atenção
recognição/invenção
title_short Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
title_full Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
title_fullStr Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
title_full_unstemmed Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
title_sort Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
author De-Nardin,Maria Helena
author_facet De-Nardin,Maria Helena
Sordi,Regina Orgler
author_role author
author2 Sordi,Regina Orgler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De-Nardin,Maria Helena
Sordi,Regina Orgler
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
atenção
recognição/invenção
topic aprendizagem
atenção
recognição/invenção
description O presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822007000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212531389333504