Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014 |
Resumo: | O presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado. |
id |
ABRAPSO-1_33cc5a7acc37fe8f9413f8d63d33265d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822007000100014 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagemaprendizagematençãorecognição/invençãoO presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado.Associação Brasileira de Psicologia Social2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822007000100014info:eu-repo/semantics/openAccessDe-Nardin,Maria HelenaSordi,Regina Orglerpor2007-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822007000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2007-05-28T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
title |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
spellingShingle |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem De-Nardin,Maria Helena aprendizagem atenção recognição/invenção |
title_short |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
title_full |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
title_fullStr |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
title_sort |
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem |
author |
De-Nardin,Maria Helena |
author_facet |
De-Nardin,Maria Helena Sordi,Regina Orgler |
author_role |
author |
author2 |
Sordi,Regina Orgler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De-Nardin,Maria Helena Sordi,Regina Orgler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem atenção recognição/invenção |
topic |
aprendizagem atenção recognição/invenção |
description |
O presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822007000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.19 n.1 2007 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212531389333504 |