Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Alcione Melo Trindade do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Menezes,Jaileila de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100016
Resumo: O presente artigo aborda uma modalidade de violência que ocorre no contexto escolar entre pares de adolescentes, denominada de bullying e/ou intimidação. A pesquisa utilizou como referência a perspectiva sociocultural da psicologia social e do desenvolvimento e objetivou compreender os significados produzidos sobre as práticas de intimidação em contexto escolar. Participaram 28 estudantes entre 16-18 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Recife/PE. Utilizamos a metodologia qualitativa, através dos recursos da observação participante e de grupos focais. Como resultado, destacamos o significado das relações de amizade para o grupo de adolescentes, que comprometiam o senso crítico individual diante das situações de desrespeito e humilhação em prol da manutenção da relação sócio afetiva, da homogeneidade do grupo e da posição conquistada entre os pares. As interações que produziam intimidações, a partir dos valores culturalmente significativos para o grupo, se sustentavam, pois eram mascaradas pelo tom de brincadeira.
id ABRAPSO-1_7152156b2f7c69ae11e0908ad256cfde
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822013000100016
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolarviolência nas escolasintimidação entre parespsicologia sócio-histórica e culturalO presente artigo aborda uma modalidade de violência que ocorre no contexto escolar entre pares de adolescentes, denominada de bullying e/ou intimidação. A pesquisa utilizou como referência a perspectiva sociocultural da psicologia social e do desenvolvimento e objetivou compreender os significados produzidos sobre as práticas de intimidação em contexto escolar. Participaram 28 estudantes entre 16-18 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Recife/PE. Utilizamos a metodologia qualitativa, através dos recursos da observação participante e de grupos focais. Como resultado, destacamos o significado das relações de amizade para o grupo de adolescentes, que comprometiam o senso crítico individual diante das situações de desrespeito e humilhação em prol da manutenção da relação sócio afetiva, da homogeneidade do grupo e da posição conquistada entre os pares. As interações que produziam intimidações, a partir dos valores culturalmente significativos para o grupo, se sustentavam, pois eram mascaradas pelo tom de brincadeira.Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100016Psicologia & Sociedade v.25 n.1 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822013000100016info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Alcione Melo Trindade doMenezes,Jaileila de Araújopor2013-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2013-05-14T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
title Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
spellingShingle Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
Nascimento,Alcione Melo Trindade do
violência nas escolas
intimidação entre pares
psicologia sócio-histórica e cultural
title_short Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
title_full Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
title_fullStr Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
title_full_unstemmed Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
title_sort Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar
author Nascimento,Alcione Melo Trindade do
author_facet Nascimento,Alcione Melo Trindade do
Menezes,Jaileila de Araújo
author_role author
author2 Menezes,Jaileila de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Alcione Melo Trindade do
Menezes,Jaileila de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv violência nas escolas
intimidação entre pares
psicologia sócio-histórica e cultural
topic violência nas escolas
intimidação entre pares
psicologia sócio-histórica e cultural
description O presente artigo aborda uma modalidade de violência que ocorre no contexto escolar entre pares de adolescentes, denominada de bullying e/ou intimidação. A pesquisa utilizou como referência a perspectiva sociocultural da psicologia social e do desenvolvimento e objetivou compreender os significados produzidos sobre as práticas de intimidação em contexto escolar. Participaram 28 estudantes entre 16-18 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Recife/PE. Utilizamos a metodologia qualitativa, através dos recursos da observação participante e de grupos focais. Como resultado, destacamos o significado das relações de amizade para o grupo de adolescentes, que comprometiam o senso crítico individual diante das situações de desrespeito e humilhação em prol da manutenção da relação sócio afetiva, da homogeneidade do grupo e da posição conquistada entre os pares. As interações que produziam intimidações, a partir dos valores culturalmente significativos para o grupo, se sustentavam, pois eram mascaradas pelo tom de brincadeira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822013000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.25 n.1 2013
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212533469708288