ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risk,Eduardo Name
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos,Manoel Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240
Resumo: Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico.
id ABRAPSO-1_7e9c12610ac857d3d295d0857408d81b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822021000100240
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAISSubjetividadeIndústria culturalMeios de comunicação de massaPesquisa qualitativa.Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico.Associação Brasileira de Psicologia Social2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240Psicologia & Sociedade v.33 2021reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2021v33234657info:eu-repo/semantics/openAccessRisk,Eduardo NameSantos,Manoel Antônio dospor2021-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822021000100240Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2021-12-16T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
title ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
spellingShingle ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
Risk,Eduardo Name
Subjetividade
Indústria cultural
Meios de comunicação de massa
Pesquisa qualitativa.
title_short ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
title_full ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
title_fullStr ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
title_full_unstemmed ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
title_sort ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
author Risk,Eduardo Name
author_facet Risk,Eduardo Name
Santos,Manoel Antônio dos
author_role author
author2 Santos,Manoel Antônio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Risk,Eduardo Name
Santos,Manoel Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Indústria cultural
Meios de comunicação de massa
Pesquisa qualitativa.
topic Subjetividade
Indústria cultural
Meios de comunicação de massa
Pesquisa qualitativa.
description Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2021v33234657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.33 2021
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212536313446400