ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240 |
Resumo: | Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico. |
id |
ABRAPSO-1_7e9c12610ac857d3d295d0857408d81b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822021000100240 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAISSubjetividadeIndústria culturalMeios de comunicação de massaPesquisa qualitativa.Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico.Associação Brasileira de Psicologia Social2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240Psicologia & Sociedade v.33 2021reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2021v33234657info:eu-repo/semantics/openAccessRisk,Eduardo NameSantos,Manoel Antônio dospor2021-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822021000100240Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2021-12-16T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
title |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
spellingShingle |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS Risk,Eduardo Name Subjetividade Indústria cultural Meios de comunicação de massa Pesquisa qualitativa. |
title_short |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
title_full |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
title_fullStr |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
title_sort |
ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS |
author |
Risk,Eduardo Name |
author_facet |
Risk,Eduardo Name Santos,Manoel Antônio dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Manoel Antônio dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Risk,Eduardo Name Santos,Manoel Antônio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade Indústria cultural Meios de comunicação de massa Pesquisa qualitativa. |
topic |
Subjetividade Indústria cultural Meios de comunicação de massa Pesquisa qualitativa. |
description |
Resumo As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2021v33234657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.33 2021 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212536313446400 |