PRESENÇA E PROPÓSITO DO CIRCO SOCIAL: UMA INICIATIVA POPULAR AUTÔNOMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100219 |
Resumo: | Resumo O circo, patrimônio artístico da humanidade, possui como modelo de transmissão tradicionalmente a família. Na contemporaneidade, a existência do circo se propaga também pelo circo social, que utiliza a arte circense como meio para o desenvolvimento integral de jovens marginalizados. Em Ribeirão Preto, há um caso (Sustentáculos) emergente na periferia, em que uma líder-circense-professora se apropria do circo para contribuir na formação psicossocial dos infanto-juvenis da sua comunidade. O objetivo do estudo foi investigar o arranjo do Sustentáculos tendo como esteio o circo social, a fim de comparar as propostas. A etnopsicanálise guiou o método através de observação e entrevistas; os colaboradores foram a líder e oito crianças; os encontros realizados semanalmente. Perceberam-se semelhanças fundamentais, porém um caráter mais pedagógico e estruturado no circo social, por trabalharem em rede e com apoio financeiro. No Sustentáculos, há uma marca clara do artístico propriamente dito, um viés político-contestador e autonomia do projeto. |
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PRESENÇA E PROPÓSITO DO CIRCO SOCIAL: UMA INICIATIVA POPULAR AUTÔNOMACircoCirco socialProjeto socialArteEtnopsicanáliseResumo O circo, patrimônio artístico da humanidade, possui como modelo de transmissão tradicionalmente a família. Na contemporaneidade, a existência do circo se propaga também pelo circo social, que utiliza a arte circense como meio para o desenvolvimento integral de jovens marginalizados. Em Ribeirão Preto, há um caso (Sustentáculos) emergente na periferia, em que uma líder-circense-professora se apropria do circo para contribuir na formação psicossocial dos infanto-juvenis da sua comunidade. O objetivo do estudo foi investigar o arranjo do Sustentáculos tendo como esteio o circo social, a fim de comparar as propostas. A etnopsicanálise guiou o método através de observação e entrevistas; os colaboradores foram a líder e oito crianças; os encontros realizados semanalmente. Perceberam-se semelhanças fundamentais, porém um caráter mais pedagógico e estruturado no circo social, por trabalharem em rede e com apoio financeiro. No Sustentáculos, há uma marca clara do artístico propriamente dito, um viés político-contestador e autonomia do projeto.Associação Brasileira de Psicologia Social2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822021000100219Psicologia & Sociedade v.33 2021reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2021v33228845info:eu-repo/semantics/openAccessTonini,GiovanaBairrão,José Francisco Miguel Henriquespor2021-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822021000100219Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2021-10-21T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
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