DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822015000300558 |
Resumo: | ResumoO objetivo desta pesquisa foi o de identificar as concepções de sexualidade de docentes que atuam na rede de educação básica de uma capital do sul do Brasil. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que tais concepções contribuem para a constituição das práticas pedagógicas. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 23 professoras e professores de 12 diferentes escolas e analisadas com base na análise de conteúdo temática. O referencial teórico norteador da pesquisa foi o dos estudos de gênero. Como resultados, identificou-se que as concepções de sexualidade são baseadas nos discursos preventivista, heteronormativo e de democracia sexual e que estes produzem diferentes efeitos nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a inclusão da temática sexualidade na formação de professoras e professores, a partir de uma perspectiva politicamente posicionada contra a patologização e medicalização das expressões não heteronormativas, é um ato político voltado à garantia dos direitos humanos. |
id |
ABRAPSO-1_81c3fa474b80a45a9566036e138ce83c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822015000300558 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICAsexualidadeeducação básicadiretos humanosResumoO objetivo desta pesquisa foi o de identificar as concepções de sexualidade de docentes que atuam na rede de educação básica de uma capital do sul do Brasil. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que tais concepções contribuem para a constituição das práticas pedagógicas. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 23 professoras e professores de 12 diferentes escolas e analisadas com base na análise de conteúdo temática. O referencial teórico norteador da pesquisa foi o dos estudos de gênero. Como resultados, identificou-se que as concepções de sexualidade são baseadas nos discursos preventivista, heteronormativo e de democracia sexual e que estes produzem diferentes efeitos nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a inclusão da temática sexualidade na formação de professoras e professores, a partir de uma perspectiva politicamente posicionada contra a patologização e medicalização das expressões não heteronormativas, é um ato político voltado à garantia dos direitos humanos.Associação Brasileira de Psicologia Social2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822015000300558Psicologia & Sociedade v.27 n.3 2015reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-03102015v27n3p558info:eu-repo/semantics/openAccessGesser,MariveteOltramari,Leandro CastroPanisson,Gelsonpor2015-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822015000300558Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2015-09-11T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gesser,Marivete sexualidade educação básica diretos humanos |
title_short |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
DOCÊNCIA E CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Gesser,Marivete |
author_facet |
Gesser,Marivete Oltramari,Leandro Castro Panisson,Gelson |
author_role |
author |
author2 |
Oltramari,Leandro Castro Panisson,Gelson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gesser,Marivete Oltramari,Leandro Castro Panisson,Gelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sexualidade educação básica diretos humanos |
topic |
sexualidade educação básica diretos humanos |
description |
ResumoO objetivo desta pesquisa foi o de identificar as concepções de sexualidade de docentes que atuam na rede de educação básica de uma capital do sul do Brasil. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que tais concepções contribuem para a constituição das práticas pedagógicas. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 23 professoras e professores de 12 diferentes escolas e analisadas com base na análise de conteúdo temática. O referencial teórico norteador da pesquisa foi o dos estudos de gênero. Como resultados, identificou-se que as concepções de sexualidade são baseadas nos discursos preventivista, heteronormativo e de democracia sexual e que estes produzem diferentes efeitos nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a inclusão da temática sexualidade na formação de professoras e professores, a partir de uma perspectiva politicamente posicionada contra a patologização e medicalização das expressões não heteronormativas, é um ato político voltado à garantia dos direitos humanos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822015000300558 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822015000300558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-03102015v27n3p558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.27 n.3 2015 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212534597976064 |