Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000200005 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade. Realizamos uma oficina em um escola do Rio de Janeiro, com 24 crianças com idades entre 7 e 8 anos, em que nos propusemos a acompanhar essas crianças no processo de elaboração de um jornal sobre o bairro. Ao longo da oficina, elas puderam construir uma nova posição subjetiva e coletiva ao buscarem sentidos comuns para o que vêem e experienciam na cidade, além de terem podido circular pela cidade de uma forma diferente, ao exercerem as funções de fotógrafo, entrevistador e pesquisador. Concluímos que a cidadania se constrói como um complexo sentimental e de ação, na medida em que as crianças podem participar mais ativamente no estabelecimento de laços com quem compartilham o espaço urbano e, por meio da narrativização, podem re-elaborar a noção da cidade enquanto um espaço comum. |
id |
ABRAPSO-1_e91c62eb6555ef0da4ff3b89219e8d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822008000200005 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de JaneiroCidadaniacidadeparticipaçãoinfânciaO objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade. Realizamos uma oficina em um escola do Rio de Janeiro, com 24 crianças com idades entre 7 e 8 anos, em que nos propusemos a acompanhar essas crianças no processo de elaboração de um jornal sobre o bairro. Ao longo da oficina, elas puderam construir uma nova posição subjetiva e coletiva ao buscarem sentidos comuns para o que vêem e experienciam na cidade, além de terem podido circular pela cidade de uma forma diferente, ao exercerem as funções de fotógrafo, entrevistador e pesquisador. Concluímos que a cidadania se constrói como um complexo sentimental e de ação, na medida em que as crianças podem participar mais ativamente no estabelecimento de laços com quem compartilham o espaço urbano e, por meio da narrativização, podem re-elaborar a noção da cidade enquanto um espaço comum.Associação Brasileira de Psicologia Social2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000200005Psicologia & Sociedade v.20 n.2 2008reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822008000200005info:eu-repo/semantics/openAccessPérez,Beatriz CorsinoPóvoa,JulianaMonteiro,RenataCastro,Lucia Rabello depor2008-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822008000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2008-10-20T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
title |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro Pérez,Beatriz Corsino Cidadania cidade participação infância |
title_short |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
title_full |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
title_sort |
Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro |
author |
Pérez,Beatriz Corsino |
author_facet |
Pérez,Beatriz Corsino Póvoa,Juliana Monteiro,Renata Castro,Lucia Rabello de |
author_role |
author |
author2 |
Póvoa,Juliana Monteiro,Renata Castro,Lucia Rabello de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez,Beatriz Corsino Póvoa,Juliana Monteiro,Renata Castro,Lucia Rabello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania cidade participação infância |
topic |
Cidadania cidade participação infância |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade. Realizamos uma oficina em um escola do Rio de Janeiro, com 24 crianças com idades entre 7 e 8 anos, em que nos propusemos a acompanhar essas crianças no processo de elaboração de um jornal sobre o bairro. Ao longo da oficina, elas puderam construir uma nova posição subjetiva e coletiva ao buscarem sentidos comuns para o que vêem e experienciam na cidade, além de terem podido circular pela cidade de uma forma diferente, ao exercerem as funções de fotógrafo, entrevistador e pesquisador. Concluímos que a cidadania se constrói como um complexo sentimental e de ação, na medida em que as crianças podem participar mais ativamente no estabelecimento de laços com quem compartilham o espaço urbano e, por meio da narrativização, podem re-elaborar a noção da cidade enquanto um espaço comum. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822008000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.20 n.2 2008 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212531820298240 |