Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan,Márcia Franke
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Padrão,Maria Valéria Vasconcelos, Dumont,Maria Umbelina, Gondim,Gracia Maria, Flores,Oviromar, Pedrosa,José Ivo, Lima,Luiz Felipe Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2005000100010
Resumo: O trabalho apresenta pesquisa realizada em oito municípios do Estado da Paraíba, com o objetivo de analisar a relação entre os serviços de Vigilância Sanitária e os contextos sanitário, epidemiológico, político, social e econômico de seus territórios. O estudo, concluído em julho de 2003, foi desenvolvido pela Assessoria de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e integra o Projeto Redevisa (Rede Descentralizada de Vigilância Sanitária), cuja proposta incluía a identificação de prioridades sanitárias e epidemiológicas locais e regionais para o repasse de recursos financeiros pela ANVISA. A pesquisa envolveu a visita aos municípios para a coleta de dados e informações, e seus resultados foram analisados à luz de forças restritivas e impulsoras para o desempenho dos Serviços de Vigilância Sanitária sob os aspectos relacionados à estrutura, processos de trabalho, gestão, contexto político e recursos financeiros. O estudo constatou a deficiente articulação entre o trabalho das Vigilâncias pesquisadas e o espaço sobre o qual atuam, tendo identificado fatores restritivos importantes para a ação de controle sanitário local. Neste artigo são expostas as idéias norteadoras da pesquisa, os resultados da análise, bem como o método proposto de reconhecimento e sistematização das informações indispensáveis para o planejamento em Vigilância Sanitária.
id ABRASCO-1_11a3080c81288bbf30455f49d27225c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2005000100010
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locaisVigilância SanitáriaPlanejamento em saúdeEpidemiologiaO trabalho apresenta pesquisa realizada em oito municípios do Estado da Paraíba, com o objetivo de analisar a relação entre os serviços de Vigilância Sanitária e os contextos sanitário, epidemiológico, político, social e econômico de seus territórios. O estudo, concluído em julho de 2003, foi desenvolvido pela Assessoria de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e integra o Projeto Redevisa (Rede Descentralizada de Vigilância Sanitária), cuja proposta incluía a identificação de prioridades sanitárias e epidemiológicas locais e regionais para o repasse de recursos financeiros pela ANVISA. A pesquisa envolveu a visita aos municípios para a coleta de dados e informações, e seus resultados foram analisados à luz de forças restritivas e impulsoras para o desempenho dos Serviços de Vigilância Sanitária sob os aspectos relacionados à estrutura, processos de trabalho, gestão, contexto político e recursos financeiros. O estudo constatou a deficiente articulação entre o trabalho das Vigilâncias pesquisadas e o espaço sobre o qual atuam, tendo identificado fatores restritivos importantes para a ação de controle sanitário local. Neste artigo são expostas as idéias norteadoras da pesquisa, os resultados da análise, bem como o método proposto de reconhecimento e sistematização das informações indispensáveis para o planejamento em Vigilância Sanitária.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2005000100010Revista Brasileira de Epidemiologia v.8 n.1 2005reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2005000100010info:eu-repo/semantics/openAccessPiovesan,Márcia FrankePadrão,Maria Valéria VasconcelosDumont,Maria UmbelinaGondim,Gracia MariaFlores,OviromarPedrosa,José IvoLima,Luiz Felipe Moreirapor2005-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2005000100010Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2005-05-24T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
title Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
spellingShingle Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
Piovesan,Márcia Franke
Vigilância Sanitária
Planejamento em saúde
Epidemiologia
title_short Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
title_full Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
title_fullStr Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
title_full_unstemmed Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
title_sort Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais
author Piovesan,Márcia Franke
author_facet Piovesan,Márcia Franke
Padrão,Maria Valéria Vasconcelos
Dumont,Maria Umbelina
Gondim,Gracia Maria
Flores,Oviromar
Pedrosa,José Ivo
Lima,Luiz Felipe Moreira
author_role author
author2 Padrão,Maria Valéria Vasconcelos
Dumont,Maria Umbelina
Gondim,Gracia Maria
Flores,Oviromar
Pedrosa,José Ivo
Lima,Luiz Felipe Moreira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan,Márcia Franke
Padrão,Maria Valéria Vasconcelos
Dumont,Maria Umbelina
Gondim,Gracia Maria
Flores,Oviromar
Pedrosa,José Ivo
Lima,Luiz Felipe Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Vigilância Sanitária
Planejamento em saúde
Epidemiologia
topic Vigilância Sanitária
Planejamento em saúde
Epidemiologia
description O trabalho apresenta pesquisa realizada em oito municípios do Estado da Paraíba, com o objetivo de analisar a relação entre os serviços de Vigilância Sanitária e os contextos sanitário, epidemiológico, político, social e econômico de seus territórios. O estudo, concluído em julho de 2003, foi desenvolvido pela Assessoria de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e integra o Projeto Redevisa (Rede Descentralizada de Vigilância Sanitária), cuja proposta incluía a identificação de prioridades sanitárias e epidemiológicas locais e regionais para o repasse de recursos financeiros pela ANVISA. A pesquisa envolveu a visita aos municípios para a coleta de dados e informações, e seus resultados foram analisados à luz de forças restritivas e impulsoras para o desempenho dos Serviços de Vigilância Sanitária sob os aspectos relacionados à estrutura, processos de trabalho, gestão, contexto político e recursos financeiros. O estudo constatou a deficiente articulação entre o trabalho das Vigilâncias pesquisadas e o espaço sobre o qual atuam, tendo identificado fatores restritivos importantes para a ação de controle sanitário local. Neste artigo são expostas as idéias norteadoras da pesquisa, os resultados da análise, bem como o método proposto de reconhecimento e sistematização das informações indispensáveis para o planejamento em Vigilância Sanitária.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2005000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2005000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2005000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.8 n.1 2005
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212950673981440