Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,José Raimundo de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ferreira,Efigênia Ferreira e, Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2008000400016
Resumo: O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre estudos de geoprocessamento do vetor da dengue e da doença no Brasil. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Bireme e Scielo. A seleção foi realizada por critérios de inclusão, sendo estes: artigos originais sobre dengue e emprego de técnicas de geoprocessamento, publicados em inglês ou português de 1998 a 2007; trabalhos de finalização de curso; e trabalhos apresentados em congresso. Trabalhos que avaliaram essa doença em outros países foram excluídos. As palavras-chaves utilizadas na identificação dos artigos foram: "distribuição espacial e dengue", "dengue e geoprocessamento", "análise espacial e dengue", "Sistema de Informações Geográficas e dengue" e suas traduções para língua inglesa. Na base de busca do Scielo foram encontrados 15 artigos, dos quais selecionou-se 8; na Pubmed 11 trabalhos foram identificados, dos quais utilizou-se 3; e na Bireme, 20 trabalhos, dos quais selecionou-se 2. A revisão realizada permitiu analisar 7 estudos de espacialização dos casos de dengue, 5 trabalhos com vetores da dengue e um estudo que avaliou os casos e os vetores, simultaneamente. Foi freqüente a não-utilização de técnicas de geoprocessamento. Aspectos sociais foram freqüentemente associados à distribuição espacial da dengue. Desta forma, concluiu-se que os estudos de espacialização da dengue no Brasil, especialmente aqueles que avaliam os seus vetores, subutilizam as ferramentas do geoprocessamento. Os aspectos socioeconômicos são importantes para o entendimento da distribuição espacial da dengue.
id ABRASCO-1_26156f9ce76e07a83b9ca614cd0388fe
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2008000400016
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no BrasilDengueRevisão sistemáticaEpidemiologiaO presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre estudos de geoprocessamento do vetor da dengue e da doença no Brasil. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Bireme e Scielo. A seleção foi realizada por critérios de inclusão, sendo estes: artigos originais sobre dengue e emprego de técnicas de geoprocessamento, publicados em inglês ou português de 1998 a 2007; trabalhos de finalização de curso; e trabalhos apresentados em congresso. Trabalhos que avaliaram essa doença em outros países foram excluídos. As palavras-chaves utilizadas na identificação dos artigos foram: "distribuição espacial e dengue", "dengue e geoprocessamento", "análise espacial e dengue", "Sistema de Informações Geográficas e dengue" e suas traduções para língua inglesa. Na base de busca do Scielo foram encontrados 15 artigos, dos quais selecionou-se 8; na Pubmed 11 trabalhos foram identificados, dos quais utilizou-se 3; e na Bireme, 20 trabalhos, dos quais selecionou-se 2. A revisão realizada permitiu analisar 7 estudos de espacialização dos casos de dengue, 5 trabalhos com vetores da dengue e um estudo que avaliou os casos e os vetores, simultaneamente. Foi freqüente a não-utilização de técnicas de geoprocessamento. Aspectos sociais foram freqüentemente associados à distribuição espacial da dengue. Desta forma, concluiu-se que os estudos de espacialização da dengue no Brasil, especialmente aqueles que avaliam os seus vetores, subutilizam as ferramentas do geoprocessamento. Os aspectos socioeconômicos são importantes para o entendimento da distribuição espacial da dengue.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2008000400016Revista Brasileira de Epidemiologia v.11 n.4 2008reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2008000400016info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,José Raimundo deFerreira,Efigênia Ferreira eAbreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães depor2008-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2008000400016Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2008-12-16T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
title Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
spellingShingle Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
Araújo,José Raimundo de
Dengue
Revisão sistemática
Epidemiologia
title_short Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
title_full Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
title_fullStr Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
title_full_unstemmed Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
title_sort Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil
author Araújo,José Raimundo de
author_facet Araújo,José Raimundo de
Ferreira,Efigênia Ferreira e
Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de
author_role author
author2 Ferreira,Efigênia Ferreira e
Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,José Raimundo de
Ferreira,Efigênia Ferreira e
Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Dengue
Revisão sistemática
Epidemiologia
topic Dengue
Revisão sistemática
Epidemiologia
description O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre estudos de geoprocessamento do vetor da dengue e da doença no Brasil. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Bireme e Scielo. A seleção foi realizada por critérios de inclusão, sendo estes: artigos originais sobre dengue e emprego de técnicas de geoprocessamento, publicados em inglês ou português de 1998 a 2007; trabalhos de finalização de curso; e trabalhos apresentados em congresso. Trabalhos que avaliaram essa doença em outros países foram excluídos. As palavras-chaves utilizadas na identificação dos artigos foram: "distribuição espacial e dengue", "dengue e geoprocessamento", "análise espacial e dengue", "Sistema de Informações Geográficas e dengue" e suas traduções para língua inglesa. Na base de busca do Scielo foram encontrados 15 artigos, dos quais selecionou-se 8; na Pubmed 11 trabalhos foram identificados, dos quais utilizou-se 3; e na Bireme, 20 trabalhos, dos quais selecionou-se 2. A revisão realizada permitiu analisar 7 estudos de espacialização dos casos de dengue, 5 trabalhos com vetores da dengue e um estudo que avaliou os casos e os vetores, simultaneamente. Foi freqüente a não-utilização de técnicas de geoprocessamento. Aspectos sociais foram freqüentemente associados à distribuição espacial da dengue. Desta forma, concluiu-se que os estudos de espacialização da dengue no Brasil, especialmente aqueles que avaliam os seus vetores, subutilizam as ferramentas do geoprocessamento. Os aspectos socioeconômicos são importantes para o entendimento da distribuição espacial da dengue.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2008000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2008000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2008000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.11 n.4 2008
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212951567368192