Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fernandes,Mariana Barros, Medeiros,Luciana Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2006000100012
Resumo: O trabalho tem um papel importante na vida do homem, pois, além de ser fonte do seu sustento, é onde ele pode sentir-se útil, produtivo e valorizado. Entretanto, quando realizado sob condições impróprias, pode provocar diversos níveis de prejuízo à saúde, como a dor músculo-esquelética, que é caracterizada ainda por possuir origem multifatorial. Desta forma, foi realizado um estudo transversal objetivando analisar a influência dos fatores sociodemográficos e aspectos relacionados ao trabalho e às condições de saúde sobre a sintomatologia dolorosa, em profissionais do setor têxtil. A amostra foi constituída de 162 funcionários que trabalhavam com corte-costura na divisão industrial da ACT (Associação Comunitária para o desenvolvimento do Trairi) no município de Santa Cruz - RN, Brasil. Após análise bivariada e multivariada observou-se associação independente da sintomatologia dolorosa com as variáveis sexo feminino (p= 0,013), tempo de ocupação há mais de seis meses (p= 0,005), presença de outros problemas de saúde (p= 0,002) e trabalhar em pé (p = 0,001). Nesse contexto, pode-se concluir que houve uma alta prevalência de dor entre os profissionais estudados, e que esta possui associação significativa com vários aspectos relacionados ao trabalho, e alguns fatores sociodemográficos e de saúde, sendo portanto necessária uma atuação interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, de forma a interferir positivamente no processo de trabalho e na saúde do trabalhador.
id ABRASCO-1_317b9bdec76dd05dcdb4246662ed7854
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2006000100012
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtilSaúde OcupacionalSintomatologia dolorosaIndústria TêxtilLER/DORTSaúde do trabalhadorO trabalho tem um papel importante na vida do homem, pois, além de ser fonte do seu sustento, é onde ele pode sentir-se útil, produtivo e valorizado. Entretanto, quando realizado sob condições impróprias, pode provocar diversos níveis de prejuízo à saúde, como a dor músculo-esquelética, que é caracterizada ainda por possuir origem multifatorial. Desta forma, foi realizado um estudo transversal objetivando analisar a influência dos fatores sociodemográficos e aspectos relacionados ao trabalho e às condições de saúde sobre a sintomatologia dolorosa, em profissionais do setor têxtil. A amostra foi constituída de 162 funcionários que trabalhavam com corte-costura na divisão industrial da ACT (Associação Comunitária para o desenvolvimento do Trairi) no município de Santa Cruz - RN, Brasil. Após análise bivariada e multivariada observou-se associação independente da sintomatologia dolorosa com as variáveis sexo feminino (p= 0,013), tempo de ocupação há mais de seis meses (p= 0,005), presença de outros problemas de saúde (p= 0,002) e trabalhar em pé (p = 0,001). Nesse contexto, pode-se concluir que houve uma alta prevalência de dor entre os profissionais estudados, e que esta possui associação significativa com vários aspectos relacionados ao trabalho, e alguns fatores sociodemográficos e de saúde, sendo portanto necessária uma atuação interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, de forma a interferir positivamente no processo de trabalho e na saúde do trabalhador.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2006000100012Revista Brasileira de Epidemiologia v.9 n.1 2006reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2006000100012info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Álvaro Campos CavalcantiFernandes,Mariana BarrosMedeiros,Luciana Soutopor2006-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2006000100012Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2006-05-22T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
title Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
spellingShingle Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti
Saúde Ocupacional
Sintomatologia dolorosa
Indústria Têxtil
LER/DORT
Saúde do trabalhador
title_short Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
title_full Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
title_fullStr Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
title_full_unstemmed Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
title_sort Prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa entre profissionais da indústria têxtil
author Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti
author_facet Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti
Fernandes,Mariana Barros
Medeiros,Luciana Souto
author_role author
author2 Fernandes,Mariana Barros
Medeiros,Luciana Souto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti
Fernandes,Mariana Barros
Medeiros,Luciana Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Ocupacional
Sintomatologia dolorosa
Indústria Têxtil
LER/DORT
Saúde do trabalhador
topic Saúde Ocupacional
Sintomatologia dolorosa
Indústria Têxtil
LER/DORT
Saúde do trabalhador
description O trabalho tem um papel importante na vida do homem, pois, além de ser fonte do seu sustento, é onde ele pode sentir-se útil, produtivo e valorizado. Entretanto, quando realizado sob condições impróprias, pode provocar diversos níveis de prejuízo à saúde, como a dor músculo-esquelética, que é caracterizada ainda por possuir origem multifatorial. Desta forma, foi realizado um estudo transversal objetivando analisar a influência dos fatores sociodemográficos e aspectos relacionados ao trabalho e às condições de saúde sobre a sintomatologia dolorosa, em profissionais do setor têxtil. A amostra foi constituída de 162 funcionários que trabalhavam com corte-costura na divisão industrial da ACT (Associação Comunitária para o desenvolvimento do Trairi) no município de Santa Cruz - RN, Brasil. Após análise bivariada e multivariada observou-se associação independente da sintomatologia dolorosa com as variáveis sexo feminino (p= 0,013), tempo de ocupação há mais de seis meses (p= 0,005), presença de outros problemas de saúde (p= 0,002) e trabalhar em pé (p = 0,001). Nesse contexto, pode-se concluir que houve uma alta prevalência de dor entre os profissionais estudados, e que esta possui associação significativa com vários aspectos relacionados ao trabalho, e alguns fatores sociodemográficos e de saúde, sendo portanto necessária uma atuação interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, de forma a interferir positivamente no processo de trabalho e na saúde do trabalhador.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2006000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2006000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2006000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.9 n.1 2006
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212951010574336