Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martelli,Celina Maria Turchi
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Stefani,Mariane Martins de Araújo, Penna,Gerson Oliveira, Andrade,Ana Lúcia S. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000300006
Resumo: A endemia hansênica apresenta-se, na virada do milênio, no limiar da sua eliminação como problema global de saúde pública. O Brasil é o único país da América Latina onde a doença não foi eliminada, tendo sido a meta de eliminação postergada para 2005. Neste artigo discute-se o declínio da prevalência após a introdução da poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da hanseníase, não acompanhada pela redução da incidência no mesmo período. Os progressos na área de imunologia, biologia molecular e seqüenciamento genômico do M. leprae são apresentados enquanto perspectivas de pesquisa e de aplicação potencial para diagnóstico, prognóstico e vigilância na hanseníase. Apesar do êxito das atuais estratégias de controle tem-se observado com preocupação a redução do interesse e do apoio financeiro em pesquisa na hanseníase e na desestruturação dos serviços de saúde frente ao atual cenário de eliminação. A exclusão da hanseníase da lista de doenças prioritárias é prematura, representando um perigo concreto de não se eliminar a doença, mas a pesquisa em hanseníase. Fica evidente a necessidade de investir na produção de conhecimentos de áreas básica e aplicada que viabilizem uma maior compreensão dos mecanismos de transmissão da infecção, da efetividade dos métodos de prevenção e controle, serão essenciais na "erradicação" da infecção pelo M. leprae.
id ABRASCO-1_5bec6ba62eaeaeb3a5e241a3a002ffc6
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2002000300006
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníasePesquisa em hanseníaseEliminação da HanseníaseVigilânciaA endemia hansênica apresenta-se, na virada do milênio, no limiar da sua eliminação como problema global de saúde pública. O Brasil é o único país da América Latina onde a doença não foi eliminada, tendo sido a meta de eliminação postergada para 2005. Neste artigo discute-se o declínio da prevalência após a introdução da poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da hanseníase, não acompanhada pela redução da incidência no mesmo período. Os progressos na área de imunologia, biologia molecular e seqüenciamento genômico do M. leprae são apresentados enquanto perspectivas de pesquisa e de aplicação potencial para diagnóstico, prognóstico e vigilância na hanseníase. Apesar do êxito das atuais estratégias de controle tem-se observado com preocupação a redução do interesse e do apoio financeiro em pesquisa na hanseníase e na desestruturação dos serviços de saúde frente ao atual cenário de eliminação. A exclusão da hanseníase da lista de doenças prioritárias é prematura, representando um perigo concreto de não se eliminar a doença, mas a pesquisa em hanseníase. Fica evidente a necessidade de investir na produção de conhecimentos de áreas básica e aplicada que viabilizem uma maior compreensão dos mecanismos de transmissão da infecção, da efetividade dos métodos de prevenção e controle, serão essenciais na "erradicação" da infecção pelo M. leprae.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000300006Revista Brasileira de Epidemiologia v.5 n.3 2002reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2002000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMartelli,Celina Maria TurchiStefani,Mariane Martins de AraújoPenna,Gerson OliveiraAndrade,Ana Lúcia S. S. depor2005-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2002000300006Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2005-04-18T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
title Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
spellingShingle Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
Martelli,Celina Maria Turchi
Pesquisa em hanseníase
Eliminação da Hanseníase
Vigilância
title_short Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
title_full Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
title_fullStr Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
title_full_unstemmed Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
title_sort Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase
author Martelli,Celina Maria Turchi
author_facet Martelli,Celina Maria Turchi
Stefani,Mariane Martins de Araújo
Penna,Gerson Oliveira
Andrade,Ana Lúcia S. S. de
author_role author
author2 Stefani,Mariane Martins de Araújo
Penna,Gerson Oliveira
Andrade,Ana Lúcia S. S. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martelli,Celina Maria Turchi
Stefani,Mariane Martins de Araújo
Penna,Gerson Oliveira
Andrade,Ana Lúcia S. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em hanseníase
Eliminação da Hanseníase
Vigilância
topic Pesquisa em hanseníase
Eliminação da Hanseníase
Vigilância
description A endemia hansênica apresenta-se, na virada do milênio, no limiar da sua eliminação como problema global de saúde pública. O Brasil é o único país da América Latina onde a doença não foi eliminada, tendo sido a meta de eliminação postergada para 2005. Neste artigo discute-se o declínio da prevalência após a introdução da poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da hanseníase, não acompanhada pela redução da incidência no mesmo período. Os progressos na área de imunologia, biologia molecular e seqüenciamento genômico do M. leprae são apresentados enquanto perspectivas de pesquisa e de aplicação potencial para diagnóstico, prognóstico e vigilância na hanseníase. Apesar do êxito das atuais estratégias de controle tem-se observado com preocupação a redução do interesse e do apoio financeiro em pesquisa na hanseníase e na desestruturação dos serviços de saúde frente ao atual cenário de eliminação. A exclusão da hanseníase da lista de doenças prioritárias é prematura, representando um perigo concreto de não se eliminar a doença, mas a pesquisa em hanseníase. Fica evidente a necessidade de investir na produção de conhecimentos de áreas básica e aplicada que viabilizem uma maior compreensão dos mecanismos de transmissão da infecção, da efetividade dos métodos de prevenção e controle, serão essenciais na "erradicação" da infecção pelo M. leprae.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2002000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.5 n.3 2002
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212950262939648