Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo,Giovana Iara Ferreira Moser de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nardocci,Adelaide Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000300009
Resumo: INTRODUÇÃO: A poluição do ar é um problema importante para o município de São Paulo, cuja maior fonte são os veículos. Cerca de 11 milhões de habitantes estão expostos a essa poluição. OBJETIVO: Analisar os estudos realizados sobre a poluição do ar e seus efeitos na saúde da população do município de São Paulo e sobre métodos de avaliação da exposição à poluição relacionada ao tráfego. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico com os descritores "air pollution", "São Paulo" e "traffic-related air pollution". RESULTADOS: Foram obtidos vários estudos que verificaram relações entre a poluição do ar no município de São Paulo e problemas respiratórios e cardiovasculares, crescimento fetal, aumento na mortalidade e hospitalizações, particularmente em idosos e crianças. Para estimativa da exposição, a maioria destes estudos considera a distribuição isotrópica dos poluentes para toda a área, o que impede a avaliação da influência do tráfego. Vários métodos têm sido utilizados para avaliação da exposição da população à poluição relacionada ao tráfego, os quais podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto. Acredita-se que a associação de modelos para cálculo das concentrações de poluentes a métodos de georreferenciamento seja a abordagem adequada para o município de São Paulo. As vantagens do uso destes métodos são a capacidade de identificar situações e áreas prioritárias, obtenção de informações detalhadas para adoção de medidas ou políticas públicas e a simulação de diferentes cenários. CONCLUSÃO: A aplicação destes métodos, em estudos no município de São Paulo, depende da melhoria dos dados de entrada dos modelos, o aprimoramento da rede de monitoramento do ar e de condições meteorológicas e dados do volume de tráfego.
id ABRASCO-1_7c45c2b451e6ca0d4a6f5a2994863c66
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2011000300009
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasilpoluição do arexposição ambientalsaúde públicaefeitos adversossaúde ambientalINTRODUÇÃO: A poluição do ar é um problema importante para o município de São Paulo, cuja maior fonte são os veículos. Cerca de 11 milhões de habitantes estão expostos a essa poluição. OBJETIVO: Analisar os estudos realizados sobre a poluição do ar e seus efeitos na saúde da população do município de São Paulo e sobre métodos de avaliação da exposição à poluição relacionada ao tráfego. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico com os descritores "air pollution", "São Paulo" e "traffic-related air pollution". RESULTADOS: Foram obtidos vários estudos que verificaram relações entre a poluição do ar no município de São Paulo e problemas respiratórios e cardiovasculares, crescimento fetal, aumento na mortalidade e hospitalizações, particularmente em idosos e crianças. Para estimativa da exposição, a maioria destes estudos considera a distribuição isotrópica dos poluentes para toda a área, o que impede a avaliação da influência do tráfego. Vários métodos têm sido utilizados para avaliação da exposição da população à poluição relacionada ao tráfego, os quais podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto. Acredita-se que a associação de modelos para cálculo das concentrações de poluentes a métodos de georreferenciamento seja a abordagem adequada para o município de São Paulo. As vantagens do uso destes métodos são a capacidade de identificar situações e áreas prioritárias, obtenção de informações detalhadas para adoção de medidas ou políticas públicas e a simulação de diferentes cenários. CONCLUSÃO: A aplicação destes métodos, em estudos no município de São Paulo, depende da melhoria dos dados de entrada dos modelos, o aprimoramento da rede de monitoramento do ar e de condições meteorológicas e dados do volume de tráfego.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000300009Revista Brasileira de Epidemiologia v.14 n.3 2011reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2011000300009info:eu-repo/semantics/openAccessToledo,Giovana Iara Ferreira Moser deNardocci,Adelaide Cássiapor2011-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2011000300009Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2011-11-07T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
title Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
spellingShingle Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
Toledo,Giovana Iara Ferreira Moser de
poluição do ar
exposição ambiental
saúde pública
efeitos adversos
saúde ambiental
title_short Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
title_full Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
title_fullStr Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
title_full_unstemmed Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
title_sort Poluição veicular e saúde da população: uma revisão sobre o município de São Paulo (SP), Brasil
author Toledo,Giovana Iara Ferreira Moser de
author_facet Toledo,Giovana Iara Ferreira Moser de
Nardocci,Adelaide Cássia
author_role author
author2 Nardocci,Adelaide Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo,Giovana Iara Ferreira Moser de
Nardocci,Adelaide Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv poluição do ar
exposição ambiental
saúde pública
efeitos adversos
saúde ambiental
topic poluição do ar
exposição ambiental
saúde pública
efeitos adversos
saúde ambiental
description INTRODUÇÃO: A poluição do ar é um problema importante para o município de São Paulo, cuja maior fonte são os veículos. Cerca de 11 milhões de habitantes estão expostos a essa poluição. OBJETIVO: Analisar os estudos realizados sobre a poluição do ar e seus efeitos na saúde da população do município de São Paulo e sobre métodos de avaliação da exposição à poluição relacionada ao tráfego. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico com os descritores "air pollution", "São Paulo" e "traffic-related air pollution". RESULTADOS: Foram obtidos vários estudos que verificaram relações entre a poluição do ar no município de São Paulo e problemas respiratórios e cardiovasculares, crescimento fetal, aumento na mortalidade e hospitalizações, particularmente em idosos e crianças. Para estimativa da exposição, a maioria destes estudos considera a distribuição isotrópica dos poluentes para toda a área, o que impede a avaliação da influência do tráfego. Vários métodos têm sido utilizados para avaliação da exposição da população à poluição relacionada ao tráfego, os quais podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto. Acredita-se que a associação de modelos para cálculo das concentrações de poluentes a métodos de georreferenciamento seja a abordagem adequada para o município de São Paulo. As vantagens do uso destes métodos são a capacidade de identificar situações e áreas prioritárias, obtenção de informações detalhadas para adoção de medidas ou políticas públicas e a simulação de diferentes cenários. CONCLUSÃO: A aplicação destes métodos, em estudos no município de São Paulo, depende da melhoria dos dados de entrada dos modelos, o aprimoramento da rede de monitoramento do ar e de condições meteorológicas e dados do volume de tráfego.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2011000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2011000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.14 n.3 2011
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212952496406528