Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Danielle Franklin de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Paiva,Adriana de Azevedo, Melo,Adriana Suely de Oliveira, Ramos,Alessandra Teixeira, Medeiros,Josimar dos Santos, Medeiros,Carla Campos Muniz de, Cardoso,Maria Aparecida Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400007
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar a associação entre obesidade e dislipidemias em adolescentes do ensino público e privado de Campina Grande-PB, Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com 180 adolescentes de 14 a 17 anos matriculados no ensino público e privado de Campina Grande-PB. O estado nutricional foi classificado segundo os percentis do Índice de Massa Corporal para sexo e idade. Foi realizada coleta sangüínea para avaliação do perfil lipídico (colesterol total, frações HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos). Considerou-se dislipidemia a existência de alteração em pelo menos um dos exames. As análises estatísticas foram realizadas a partir do Epi Info 3.3 e Stata 7.0. RESULTADOS: A prevalência de sobrepeso foi de 14,4% enquanto que 83,9% dos estudantes eram eutróficos e 1,7% apresentavam baixo peso. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para o estado nutricional quando estratificado por sexo e tipo de escola. Todas as taxas bioquímicas investigadas mostraram algum nível de alteração. Chamou à atenção a prevalência de dislipidemia, observada em 66,7% dos estudantes, e a alteração do HDL-colesterol, verificada em 56,7% destes. Registrou-se associação estatisticamente significante (p<0,05) do Índice de Massa Corporal, categorizado em tercis, com o colesterol total e sua fração LDL, inclusive quando estratificados por sexo e tipo de escola. CONCLUSÕES: Considerando-se a faixa etária estudada, foram elevados os achados de sobrepeso e dislipidemia. Recomenda-se a adição de medidas preventivas, a fim de evitar que cada vez mais crianças e adolescentes venham a se tornar adultos portadores de obesidades e outras doenças crônicas.
id ABRASCO-1_868f49ef309779d2fd92aa10f9be79bf
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2007000400007
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentesAdolescenteEstado nutricionalSobrepesoDislipidemiaHiperlipidemiaOBJETIVOS: Avaliar a associação entre obesidade e dislipidemias em adolescentes do ensino público e privado de Campina Grande-PB, Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com 180 adolescentes de 14 a 17 anos matriculados no ensino público e privado de Campina Grande-PB. O estado nutricional foi classificado segundo os percentis do Índice de Massa Corporal para sexo e idade. Foi realizada coleta sangüínea para avaliação do perfil lipídico (colesterol total, frações HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos). Considerou-se dislipidemia a existência de alteração em pelo menos um dos exames. As análises estatísticas foram realizadas a partir do Epi Info 3.3 e Stata 7.0. RESULTADOS: A prevalência de sobrepeso foi de 14,4% enquanto que 83,9% dos estudantes eram eutróficos e 1,7% apresentavam baixo peso. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para o estado nutricional quando estratificado por sexo e tipo de escola. Todas as taxas bioquímicas investigadas mostraram algum nível de alteração. Chamou à atenção a prevalência de dislipidemia, observada em 66,7% dos estudantes, e a alteração do HDL-colesterol, verificada em 56,7% destes. Registrou-se associação estatisticamente significante (p<0,05) do Índice de Massa Corporal, categorizado em tercis, com o colesterol total e sua fração LDL, inclusive quando estratificados por sexo e tipo de escola. CONCLUSÕES: Considerando-se a faixa etária estudada, foram elevados os achados de sobrepeso e dislipidemia. Recomenda-se a adição de medidas preventivas, a fim de evitar que cada vez mais crianças e adolescentes venham a se tornar adultos portadores de obesidades e outras doenças crônicas.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400007Revista Brasileira de Epidemiologia v.10 n.4 2007reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2007000400007info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Danielle Franklin dePaiva,Adriana de AzevedoMelo,Adriana Suely de OliveiraRamos,Alessandra TeixeiraMedeiros,Josimar dos SantosMedeiros,Carla Campos Muniz deCardoso,Maria Aparecida Alvespor2008-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2007000400007Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2008-01-11T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
title Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
spellingShingle Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
Carvalho,Danielle Franklin de
Adolescente
Estado nutricional
Sobrepeso
Dislipidemia
Hiperlipidemia
title_short Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
title_full Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
title_fullStr Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
title_full_unstemmed Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
title_sort Perfil lipídico e estado nutricional de adolescentes
author Carvalho,Danielle Franklin de
author_facet Carvalho,Danielle Franklin de
Paiva,Adriana de Azevedo
Melo,Adriana Suely de Oliveira
Ramos,Alessandra Teixeira
Medeiros,Josimar dos Santos
Medeiros,Carla Campos Muniz de
Cardoso,Maria Aparecida Alves
author_role author
author2 Paiva,Adriana de Azevedo
Melo,Adriana Suely de Oliveira
Ramos,Alessandra Teixeira
Medeiros,Josimar dos Santos
Medeiros,Carla Campos Muniz de
Cardoso,Maria Aparecida Alves
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Danielle Franklin de
Paiva,Adriana de Azevedo
Melo,Adriana Suely de Oliveira
Ramos,Alessandra Teixeira
Medeiros,Josimar dos Santos
Medeiros,Carla Campos Muniz de
Cardoso,Maria Aparecida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Estado nutricional
Sobrepeso
Dislipidemia
Hiperlipidemia
topic Adolescente
Estado nutricional
Sobrepeso
Dislipidemia
Hiperlipidemia
description OBJETIVOS: Avaliar a associação entre obesidade e dislipidemias em adolescentes do ensino público e privado de Campina Grande-PB, Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com 180 adolescentes de 14 a 17 anos matriculados no ensino público e privado de Campina Grande-PB. O estado nutricional foi classificado segundo os percentis do Índice de Massa Corporal para sexo e idade. Foi realizada coleta sangüínea para avaliação do perfil lipídico (colesterol total, frações HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos). Considerou-se dislipidemia a existência de alteração em pelo menos um dos exames. As análises estatísticas foram realizadas a partir do Epi Info 3.3 e Stata 7.0. RESULTADOS: A prevalência de sobrepeso foi de 14,4% enquanto que 83,9% dos estudantes eram eutróficos e 1,7% apresentavam baixo peso. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para o estado nutricional quando estratificado por sexo e tipo de escola. Todas as taxas bioquímicas investigadas mostraram algum nível de alteração. Chamou à atenção a prevalência de dislipidemia, observada em 66,7% dos estudantes, e a alteração do HDL-colesterol, verificada em 56,7% destes. Registrou-se associação estatisticamente significante (p<0,05) do Índice de Massa Corporal, categorizado em tercis, com o colesterol total e sua fração LDL, inclusive quando estratificados por sexo e tipo de escola. CONCLUSÕES: Considerando-se a faixa etária estudada, foram elevados os achados de sobrepeso e dislipidemia. Recomenda-se a adição de medidas preventivas, a fim de evitar que cada vez mais crianças e adolescentes venham a se tornar adultos portadores de obesidades e outras doenças crônicas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2007000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.10 n.4 2007
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212951424761856