Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Amine Farias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Yokoo,Edna Massae, Anjos,Luiz Antonio dos, Wahrlich,Vivian, Olinto,Maria Teresa Anselmo, Henn,Ruth Liane, Waissmann,William
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de epidemiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000200513
Resumo: A aferição da ingestão alimentar (IA) usual é necessária para estabelecer, com acurácia, a relação entre a dieta e o aparecimento de doenças. Na maioria dos estudos, os dados de IA usual são coletados referentes ao período de um ano, sem considerar a estação do ano em que o estudo ocorre. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da sazonalidade na IA de adultos de Niterói, RJ. Um total de 102 sujeitos (69 mulheres) saudáveis, com idade entre 20 e 69 anos, responderam a seis recordatórios dietéticos de 24 horas, três no verão e três no inverno. Em ambas as estações do ano, foi determinada a ingestão energética (IE) e de 23 nutrientes, além do percentual de indivíduos que alcançavam as recomendações dos mesmos. Os dados finais foram deatenuados pela variabilidade intraindividual e ajustados pela energia. A IE e de alguns nutrientes foram significativamente diferentes entre os homens e as mulheres. A IE não se diferenciou entre as estações, para ambos os sexos, porém a ingestão de proteínas, fibras, magnésio, tiamina, piridoxina e niacina foi diferente entre as estações para ambos os sexos. Os resultados do presente estudo sugerem que a sazonalidade seja considerada na aferição da IA, servindo de base para a adequação dos métodos e instrumentos utilizados nos inquéritos dietéticos populacionais.
id ABRASCO-1_947d138f54a108251849e1d8e95a7c57
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-790X2013000200513
network_acronym_str ABRASCO-1
network_name_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository_id_str
spelling Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de JaneiroEpidemiologia nutricionalDietaInquéritos sobre dietasConsumo de alimentosEstações do anoRecomendações nutricionaisA aferição da ingestão alimentar (IA) usual é necessária para estabelecer, com acurácia, a relação entre a dieta e o aparecimento de doenças. Na maioria dos estudos, os dados de IA usual são coletados referentes ao período de um ano, sem considerar a estação do ano em que o estudo ocorre. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da sazonalidade na IA de adultos de Niterói, RJ. Um total de 102 sujeitos (69 mulheres) saudáveis, com idade entre 20 e 69 anos, responderam a seis recordatórios dietéticos de 24 horas, três no verão e três no inverno. Em ambas as estações do ano, foi determinada a ingestão energética (IE) e de 23 nutrientes, além do percentual de indivíduos que alcançavam as recomendações dos mesmos. Os dados finais foram deatenuados pela variabilidade intraindividual e ajustados pela energia. A IE e de alguns nutrientes foram significativamente diferentes entre os homens e as mulheres. A IE não se diferenciou entre as estações, para ambos os sexos, porém a ingestão de proteínas, fibras, magnésio, tiamina, piridoxina e niacina foi diferente entre as estações para ambos os sexos. Os resultados do presente estudo sugerem que a sazonalidade seja considerada na aferição da IA, servindo de base para a adequação dos métodos e instrumentos utilizados nos inquéritos dietéticos populacionais.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000200513Revista Brasileira de Epidemiologia v.16 n.2 2013reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1415-790X2013000200025info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Amine FariasYokoo,Edna MassaeAnjos,Luiz Antonio dosWahrlich,VivianOlinto,Maria Teresa AnselmoHenn,Ruth LianeWaissmann,Williampor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-790X2013000200513Revistahttp://www.scielo.br/rbepidhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revbrepi@usp.br1980-54971415-790Xopendoar:2015-11-24T00:00Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
title Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
spellingShingle Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
Costa,Amine Farias
Epidemiologia nutricional
Dieta
Inquéritos sobre dietas
Consumo de alimentos
Estações do ano
Recomendações nutricionais
title_short Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
title_full Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
title_fullStr Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
title_sort Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro
author Costa,Amine Farias
author_facet Costa,Amine Farias
Yokoo,Edna Massae
Anjos,Luiz Antonio dos
Wahrlich,Vivian
Olinto,Maria Teresa Anselmo
Henn,Ruth Liane
Waissmann,William
author_role author
author2 Yokoo,Edna Massae
Anjos,Luiz Antonio dos
Wahrlich,Vivian
Olinto,Maria Teresa Anselmo
Henn,Ruth Liane
Waissmann,William
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Amine Farias
Yokoo,Edna Massae
Anjos,Luiz Antonio dos
Wahrlich,Vivian
Olinto,Maria Teresa Anselmo
Henn,Ruth Liane
Waissmann,William
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia nutricional
Dieta
Inquéritos sobre dietas
Consumo de alimentos
Estações do ano
Recomendações nutricionais
topic Epidemiologia nutricional
Dieta
Inquéritos sobre dietas
Consumo de alimentos
Estações do ano
Recomendações nutricionais
description A aferição da ingestão alimentar (IA) usual é necessária para estabelecer, com acurácia, a relação entre a dieta e o aparecimento de doenças. Na maioria dos estudos, os dados de IA usual são coletados referentes ao período de um ano, sem considerar a estação do ano em que o estudo ocorre. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da sazonalidade na IA de adultos de Niterói, RJ. Um total de 102 sujeitos (69 mulheres) saudáveis, com idade entre 20 e 69 anos, responderam a seis recordatórios dietéticos de 24 horas, três no verão e três no inverno. Em ambas as estações do ano, foi determinada a ingestão energética (IE) e de 23 nutrientes, além do percentual de indivíduos que alcançavam as recomendações dos mesmos. Os dados finais foram deatenuados pela variabilidade intraindividual e ajustados pela energia. A IE e de alguns nutrientes foram significativamente diferentes entre os homens e as mulheres. A IE não se diferenciou entre as estações, para ambos os sexos, porém a ingestão de proteínas, fibras, magnésio, tiamina, piridoxina e niacina foi diferente entre as estações para ambos os sexos. Os resultados do presente estudo sugerem que a sazonalidade seja considerada na aferição da IA, servindo de base para a adequação dos métodos e instrumentos utilizados nos inquéritos dietéticos populacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000200513
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000200513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-790X2013000200025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Epidemiologia v.16 n.2 2013
reponame:Revista brasileira de epidemiologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Revista brasileira de epidemiologia (Online)
collection Revista brasileira de epidemiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de epidemiologia (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||revbrepi@usp.br
_version_ 1754212953350995968